Palestra de Sarah Menezes estimula a prática esportiva entre alunos da rede estadual

06/12/2023 10h09


Fonte Governo do Piauí

A história de vida da campeã olímpica Sarah Menezes tem levado inspiração aos estudantes da rede estadual de ensino no Piauí. Alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pereira da Silva, localizado na zona norte de Teresina, participaram nesta segunda-feira (4), de um bate-papo com a atleta sobre seus desafios e conquistas.

A série de palestras realizada nas escolas estaduais tem o objetivo de estimular a adesão dos adolescentes ao esporte com base na trajetória da judoca piauiense.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a ação traz um maior engajamento no processo de ensino e aprendizagem, além de auxiliar na descoberta de novos talentos no esporte. “Com essa ação esperamos fomentar cada vez mais o esporte dentro das nossas escolas, com os nossos alunos, promovendo aulas mais atrativas e fazendo com que os nossos jovens sejam os protagonistas de suas histórias”, declarou o secretário.
Imagem: DivulgaçãoAlunos do Ceti José Pereira da Silva, em Teresina, participaram de um bate-papo com a judoca piauiense, nessa segunda-feira(4).(Imagem:Divulgação)Alunos do Ceti José Pereira da Silva, em Teresina, participaram de um bate-papo com a judoca piauiense, nessa segunda-feira(4).

Para Sarah Menezes, o momento é uma oportunidade de motivar os alunos a não desistirem dos seus sonhos. “As minhas palestras vêm para mostrar o que eu passei e a transformação que eu tive e têm sido momentos motivacionais para a rotina dos estudantes, tanto educacional, quanto no dia a dia. Eu busco incentivá-los a conseguirem uma excelente profissão no futuro e conciliar tudo isso com uma vida melhor, aprendendo a se comunicar, a interpretar e ter um futuro brilhante”, afirmou a judoca.

A estudante Lívia Araújo, da 2ª série do Ensino Médio, revelou que a palestra foi uma experiência inspiradora e de grande aprendizado. “Ouvir a Sarah Menezes foi muito especial para mim. Ela é uma inspiração para nós como brasileira, teresinense, atleta e como mulher. Ela transmite força, resiliência e nos incentiva a ter garra para nunca desistir dos nossos sonhos”, disse a adolescente.

A diretora do Centro de Ensino, Maria do Amparo Meireles, falou sobre a importância da presença da Sarah Menezes na escola e destacou o impacto da palestra para os estudantes. “Assim como ela sonhou, muitos alunos sonham. Então, exemplos e histórias como a da Sarah são muito importantes para incentivá-los. Para nós, mulheres, a história de Sarah também traz grande representatividade. Ela foi a primeira brasileira a ganhar a medalha de ouro olímpica no judô. Tudo que ela relatou de experiência de vida, é o que eles estão passando agora, como por exemplo, os meninos que estão saindo do Ensino Médio e que tem esse desejo de seguir carreira profissional de atletas. Nós temos meninos com potencial muito grande”, finalizou a gestora.