Pacto pela Educação: Mais de 150 mil estudantes piauienses estão sendo alfabetizados

09/09/2023 12h01


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO pilar do programa, está no compartilhamento de ações como a formação continuada de professores e gestores, acompanhamento, monitoramento e avaliação.(Imagem:Divulgação)O pilar do programa, está no compartilhamento de ações como a formação continuada de professores e gestores, acompanhamento, monitoramento e avaliação.

No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1967, com o objetivo de promover o amplo debate sobre a importância da alfabetização e de como esse processo pode mudar a vida de crianças, jovens e adultos.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem atuado no trabalho de ampliação e fortalecimento do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O programa atua para otimizar as políticas públicas de educação em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, como ressalta o secretário da Educação, Washington Bandeira. “No governo Rafael Fonteles, educação é prioridade. Temos metas importantes e dentre elas está trabalhar em regime de colaboração com os municípios e essa parceria tem como foco alfabetizar e disseminar o conhecimento de forma prioritária. Com isso, iremos conseguir que nossas crianças aprendam a ler, escrever e interpretar textos na idade certa e assim será possível diminuir injustiças sociais, mudando positivamente e de maneira decisiva a vida das pessoas”, afirmou Washington Bandeira.

No Piauí, 37.276 estudantes realizaram a avaliação de fluência em 2023 com objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos no ciclo de alfabetização, levando em consideração a habilidade, fluidez e ritmo de leitura. Em 2023 houve o aumento para 32% no perfil de leitura do estudante piauiense no ciclo de alfabetização.

O pilar do programa, que impacta mais 155 mil estudantes, está no compartilhamento de ações como a formação continuada de professores e gestores, acompanhamento, monitoramento e avaliação. Além de distribuição de material didático complementar, assessoria técnica e pedagógica aos municípios.

Atendimento à Educação Infantil

Para ampliar o início deste ciclo de aprendizagem, a Seduc, em parceria com o Pacto pelas Crianças, passa a garantir o atendimento às crianças piauienses de 0 a 3 anos e 11 meses através da educação na idade certa. Os 4.458 professores da pré-escola e 2.385 da educação infantil (creches), coordenadores regionais e municipais do PPAIC, gestores escolares e dirigentes municipais de educação têm acesso às formações no formato remoto, através do Canal Educação.

“Saber ler e escrever, dominar a língua é o caminho para tirar homens e mulheres do desconhecimento e da desinformação. Nossa meta não é apenas alfabetizar, é também qualificar para o mercado de trabalho. Porque sabemos que é por meio do conhecimento que podemos ter mais esperança e alçar voos cada vez mais altos”, explicou Washington Bandeira.

O Piauí garante novas oportunidades de estudos às pessoas que não tiveram acesso ao início do ciclo da educação por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que inclui a alfabetização. Neste recomeço, os professores atendem o público com um olhar diferenciado, acolhendo novas formas de conhecimentos, interesses e necessidades de aprendizagem. A Secretaria de Educação atende a 11.022 pessoas através da alfabetização de jovens, adultos e idosos, incluindo o segmento indígenas e quilombolas que necessitam de apropriação de letramento.

Alfabetização Warao

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) atua também no acolhimento linguístico aos imigrantes venezuelanos indígenas da etnia Warao presentes no Piauí. Na Unidade Escolar João Emílio Falcão, no bairro Bela Vista, zona sul de Teresina, cerca de 82 venezuelanos, com idade de 15 a 70 anos participam do Projeto de Alfabetização EJA Intercultural Warao. Com base nas experiências e costumes da etnia, a oferta da alfabetização é realizada através de educadores nas línguas: Português, Warao e Espanhol, sendo a primeira iniciativa no Brasil de atendimento trilíngue aos imigrantes.

Educação Prisional

A oferta da alfabetização também acontece no fortalecimento das políticas educacionais no âmbito do sistema prisional. Mais de 500 reeducandos em 11 unidades prisionais e 2 unidades de apoio contam com a oferta da alfabetização em todo o Estado. A escolarização em unidades prisionais do Piauí acontece através da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews