Oportunidade Jovem: estudantes podem se inscrever em monitoria até 31 de agosto

30/08/2023 10h21


Fonte Governo do Piauí

Estão abertas, até a próxima quinta-feira, 31 de agosto, as inscrições do Programa Oportunidade Jovem no eixo de Monitoria Estudantil de Nível Médio. Alunos de instituições de ensino habilitadas devem se inscrever na respectiva escola onde estão matriculados.

O estudante candidato à monitoria remunerada, que atenda aos requisitos do Edital, deverá comparecer à escola em que está regularmente matriculado para manifestar seu interesse na participação do programa e optar pela monitoria em Português ou Matemática. No ato da inscrição, ele deve optar por ser monitor em apenas uma das disciplinas.

A seleção será realizada através de classificação decrescente dos estudantes, conforme seu rendimento escolar. Os monitores selecionados irão acompanhar as atividades escolares de até dois grupos de vinte estudantes na escola onde estão matriculados.

As atividades da monitoria iniciarão em 13 de setembro de 2023 e serão realizadas mediante acompanhamento de professor supervisor e conforme o projeto apresentado pela escola.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca que a interação social é um estímulo à aprendizagem e desenvolvimento intelectual dos estudantes e que, por isso, essa gestão resolveu adotar monitoria como política educacional e incentivar a prática com o pagamento de bolsas. “A monitoria estudantil é uma estratégia pedagógica de aprendizagem para que o aluno tenha acesso ao conteúdo através de uma linguagem mais acessível, com um estudante explicando o conteúdo para o outro, usando uma metodologia que já o fez aprender e que acredita que vá fazer o outro entender também”, explica o gestor.

Os estudantes podem conferir a relação das escolas habilitadas no site da Seduc.