Núcleo de Apoio Pedagógico percorre escolas em todo o Piauí para acompanhar atividades

23/05/2022 11h26


Fonte Seduc PI

Imagem: DivulgaçãoNúcleo de Apoio Pedagógico percorre escolas em todo o Piauí para acompanhar atividades(Imagem:Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza desde abril o acompanhamento presencial das Gerências Regionais da Educação (GRE) com a proposta de avaliar e reunir as demandas pedagógicas da rede de ensino. A equipe pretende promover a reflexão qualitativa sobre os dados de aprendizagem para apoiar e fortalecer a prática de todos os envolvidos com a educação escolar dos estudantes.

A ação parte da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA), através do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico (NAP), com apoio setor de Transportes, que planeja visitas semanalmente nas GREs.

“Nos reunimos com a equipe das regionais e em seguida, acompanhados das técnicas das regionais, visitamos as escolas. Depois das visitas é feito relatório que são entregues à Unidade de Ensino Aprendizagem (UNEA) para deliberação com cada setor”,
explicou Edimilson Pereira, coordenador do NAP.

Já foram visitadas a 4ª, 18ª, 19ª, 20ª, 21ª, 6ª, 10ª, 11ª,14ª e 15ª GRE onde foram Identificados o perfil da GRE: quantidade de escolas de nível médio, fundamental e EJA; escolas que estão no Circuito de Gestão; Indicadores de aprendizagem das regionais: aprovação, reprovação e abandono; Indicadores pedagógicos: Execução das Rodadas Pedagógicas, lotação de professores, escola sem duplas gestoras, escolas com plano de ação em execução, reformulação dos PPPs, Greve dos professores, implementação do Novo Ensino Médio, Planejamento do NEM, transporte escolar, Visita Técnicas nas escolas.

“Essas visitas in loco fazem parte do acompanhamento pedagógico, mas olhando para as principais frentes como currículo, avaliação, formação e outras demandas não pedagógicas com intuito de fazer um trabalho integrado e para o cumprimento de carga horária. O principal propósito é o acompanhar o acesso, permanência para evitar o abandono escolar”,
explicou Maria José Mendes diretora da UNEA Devolutiva das visitas de Acompanhamento Pedagógico de forma Presencial.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao