Novo Enem para prejudicados será dia 15 de Dezembro, Mesmo dia do Psiu no Piauí

23/11/2010 16h10


Fonte Uol e G1

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta terça-feira (23) que a nova prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 para alunos prejudicados pelos erros no caderno amarelo será no dia 15 de dezembro, uma quarta-feira, às 13h. Até o momento, foram identificados 2.817 estudantes que tiveram problemas (0,1% do total). Eles serão notificados pelo ministério.

Os candidatos que quiserem refazer as provas do primeiro dia (ciências humanas e ciências da natureza) receberão um novo cartão de confirmação e uma declaração de comparecimento para justificar eventual ausência por causa do Enem. As normas de segurança continuam as mesmas: o aluno deverá estar uma hora antes do início do exame no local de prova e deverá levar uma caneta esferográfica preta, o novo cartão e um documento de identidade com foto.

No mesmo dia, já estão marcadas as provas da primeira fase da UFPI (Universidade Federal do Piauí), o segundo dia do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), os exames de aptidão da UFBA (Universidade Federal da Bahia), e da UFSJ (Universidade Federal de São João Del-Rei) e a segunda fase para vagas remanescentes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Problemas na prova
O Enem 2010 foi marcado por uma série de erros na prova: os cabeçalhos das folhas de respostas estavam trocados e havia cadernos amarelos com questões repetidas ou faltantes. Para solucionar o primeiro caso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) abriu a possibilidade de o estudante solicitar a correção invertida do gabarito, caso fosse necessário. O prazo se encerrou no dia 19 de novembro.

Quem pode fazer a prova e como sera convocado

Quem poderá fazer um novo Exame Nacional do Ensino (Enem)?
Apenas os estudantes que foram prejudicados pelos erros de impressão das provas amarelas serão convocados pelo MEC. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram identificados 2.817 estudantes até esta terça-feira (23). (Uma liminar que ampliava o número de alunos que teriam direito ao novo Enem foi derrubada pelo Tribunal de Regional Federal da 5ª Região em 18 de novembro. Essa liminar da Justiça Federal do Ceará estendia o direito a uma nova prova também aos alunos que se sentiram prejudicados pela inversão dos cabeçalhos nos cartões-respostas.)

Quando será o novo exame?
Em 15 de dezembro, uma quarta-feira, às 13h. Serão reaplicadas apenas as provas de ciências humanas e ciências da natureza.

Como pedir para fazer a nova prova?
Não é possível fazer este tipo de solicitação. O MEC faz um levantamento das atas dos fiscais que aplicaram o exame e registraram problemas com a prova amarela para convocar os prejudicados. É possível tirar dúvidas pelo telefone 0800-616161.

Como os estudantes serão convocados para a nova prova?
Por e-mail, mensagem SMS e telefone. Além disso, receberão um novo cartão de confirmação da inscrição com o local onde devem se apresentar.

Ainda é possível fazer o pedido para a correção invertida?
Não. Os pedidos puderam ser feitos até sexta-feira (19) pelos estudantes que não marcaram o cartão-resposta de acordo com a ordem numérica.