No Dia da Matemática, Seduc aplica provas do I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais

07/05/2023 08h39


Fonte Governo do Piauí

A celebração pelo Dia Nacional da Matemática aconteceu de uma forma diferente nas escolas da Rede Estadual de Educação do Piauí. Neste sábado (6), os estudantes lembraram da data durante participação no I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí – TME². A aplicação dos testes acontece em alusão à data em que se comemora, 6 de maio.

Conforme explica o Superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), Antonio Amaral, o TME² é um projeto que visa contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes da rede na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). No TME² são aplicadas provas objetiva e subjetiva para estudantes do Ensino Médio em todo o território piauiense.

“Esta ação foi projetada como a primeira ação dentro de um programa do Seduc Olímpica e, este por sua vez, está dentro do programa maior, o acelera Seduc. A boa participação no TME² poderá dar condição para que possamos selecionar um grupo de estudantes oriundos de todas as regionais de ensino para o trabalho aprofundado e sirva de um treinamento para a OBMEP. Iremos criar inúmeras oportunidades para os jovens no prosseguimento das suas carreiras científicas e, assim, ampliar ainda mais o resultado dos nossos estudantes melhorando a proficiência de matemática dos estudantes estado”,
destaca o superintendente.

Mobilização para o TME²

Responsável pela Coordenação das Olimpíadas do Conhecimento na Seduc, Franklin Rinaldo informa que a equipe está com plantão tira-dúvidas dedicado a estudantes e professores, além do acompanhamento da aplicação das provas do TME² durante todo o sábado.

“Estamos fazendo plantão e repassando informações finais para que tudo possa correr de maneira tranquila. Verificamos que a adesão de escolas, professores e alunos superou as nossas expectativas, conforme a frequência enorme e os relatos que nós temos deles é que a prova foi muito bem elaborada. Acreditamos que o torneio é um sucesso e certamente nós iremos alcançar o nosso objetivo, que é, principalmente, melhorar a proficiência e dar um salto de qualidade no ensino da matemática”, relatou o coordenador Franklin Rinaldo.

A equipe da 19ª Gerência Regional de Educação esteve na Unidade Escolar Estado de São Paulo acompanhando a aplicação de provas do torneio. Atendendo às escolas na região Sul de Teresina, a gerente Marlene Lima pontuou o forte engajamento das escolas para o comparecimento dos estudantes no primeiro torneio. “A aplicação das provas ocorreu dentro da normalidade, tendo uma boa presença de alunos e professores colaborando. A feliz surpresa foi o resultado da mobilização com a grande participação dos alunos nessa aplicação do torneio. Toda a equipe da Seduc e a 19ª GRE deram todo o suporte necessário para a plena atividade das escolas, incluindo a presença de técnicos nas escolas para sanar dúvidas eventuais”, relatou a gerente.

Na cidade de Altos, a equipe pedagógica do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa mobilizou 370 estudantes que compareceram motivados para a aplicação das provas, conforme relata a gestora escolar, Clemilda Almeida. “A escola mobilizou toda a comunidade escolar, selando um compromisso com nossos alunos sobre a importância da participação no I Torneio de Matemática. Os professores de matemática realizaram revisões e simulados para que nossos alunos pudessem alcançar êxito e seguir para a segunda etapa do torneio. Durante toda semana, a escola motivou os alunos para a participação hoje, dia 06, para a realização do TME²”, comentou a gestora.

Em 16 de junho ocorrerá a divulgação dos classificados para a 2ª fase do Torneio, que acontece na data 24 de junho. Na fase seguinte a coordenação do TME² prevê ainda como premiação a “Jornada Especial da Matemática”, a ser ofertada aos 200 estudantes com melhores notas, por meio de uma imersão. A culminância dessa premiação será realizada em Teresina, com o Coordenador Estadual do Projeto Recomposição da Aprendizagem, Prof. Teotônio Vieira; Superintendente da SUEB, Prof. Antônio Amaral; e convidados.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: seduc, provas, ensino