Muros com Arte: projeto reúne desenhos de alunos de Piracicaba e grafita muros de escolas

03/10/2021 12h23


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAlém dos ganhadores do projeto, foram selecionados outros 17 alunos finalistas de cada escola para ajudar na pintura do muro, com a monitoria do artista muralista e visual Diogenes(Imagem:Reprodução)

 Trazer cor aos muros das escolas por meio da arte. Esse é um dos objetivos do projeto "Muros com Arte" que, com o tema "alimentação saudável", escolheu três desenhos de alunos de Piracicaba (SP) para grafitar os muros de três escolas da cidade.

A iniciativa, que é da Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com a Diretoria de Ensino Região de Piracicaba e patrocínio da Coop e da Secretaria de Estado da Cultura, teve início no mês de agosto, primeiro com oficinas educativas envolvendo alunos e professores de escolas públicas da cidade para conhecerem o tema e estimular a produção dos desenhos.

Na segunda etapa, os trabalhos dos alunos passaram por uma comissão julgadora e pelo voto popular.

Os três desenhos vencedores dos alunos Wilson de Souza Junior (escola Professor Adolpho Carvalho), Gabriele Gazzi Martins Lopes (escola Monsenhor Jerônymo Gallo) e Rebeca Júlia Martins (escola Professor José Romão) foram transformados em grafite nos muros de suas respectivas escolas estaduais, nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

"O tema era alimentação saudável, então foi meio que na criatividade que eu pensei em fazer três mulheres comendo da comida saudável à ruim e dividi do vermelho ao verde", explicou uma das vencedoras, a Rebeca, sobre seu processo de criação.
Foram mais de 1,1 mil alunos do ensino fundamental II envolvidos, 135 trabalhos inscritos e 17 finalistas selecionados pela comissão organizadora do projeto sob os critérios de criatividade, originalidade, pertinência ao tema e desenvolvimento pedagógico.

"A sensação de participar do projeto e ter o desenho de uma aluna premiado é uma satisfação enorme. Você trabalha com eles instigando a criatividade, essa forma de expressão e vê que esse seu trabalho deu resultado. É gratificante", declarou o Felipe Trvilin, professor de artes de uma das escolas ganhadoras, a José Romão.

Além dos ganhadores do projeto, foram selecionados outros 17 alunos finalistas de cada escola para ajudar na pintura do muro, com a monitoria do artista muralista e visual Diogenes Moura.

"É um projeto que traz grandes oportunidades e propõe conexões através de uma linguagem contemporânea da arte, que tem uma história de marginalização e hoje ela trabalha como viés de educação, também", constatou o artista.
Durante a ação do projeto, o dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, esteve presente para acompanhar a execução dos trabalhos nas escolas

"Estamos valorizando a cultura utilizando os muros que as escolas já têm, atendendo a vontade dos alunos de produzirem seu grafite, o que acaba embelezando a cidade", afirmou.

" Eu fiquei muito feliz! É uma coisa que nunca aconteceu na minha vida", expressou Rebeca.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: projeto, alunos, escolas