Medalhistas da Rede Estadual superam média nacional em Matemática no Enem

18/01/2024 08h30


Fonte Governo do Piauí

Os medalhistas de ouro do I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), têm conquistado notas superiores à média nacional, que é de 534,9 na área de Matemática e suas tecnologias, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre os estudantes premiados no TME², seis são do Ceti Augustinho Brandão, localizado em Cocal dos Alves, e obtiveram notas acima de 760 pontos no exame.

A estudante medalhista de ouro, Joice da Silva, 18 anos, conquistou 787,5 pontos no Enem e destacou a preparação do TME² para este resultado. “A experiência com o TME² trouxe conteúdos maravilhosos que ajudaram nossa preparação e a escola também realizou aulas aos sábados voltadas às olimpíadas de matemática”, conta.

Filha de lavradores, Joice auxiliava os pais nos afazeres de casa e ensinava os vizinhos em matérias escolares durante o dia. A estudante da turma noturna pretende uma vaga no curso de Licenciatura em Física.

“A minha rotina era corrida. Estudava à noite e os professores conseguiram algumas atividades no turno da manhã para nos preparar para o Enem. Esta nota foi conquistada somente com o tempo que passava na escola e agradeço o empenho dos nossos professores”, lembra Joice.
Imagem: DivulgaçãoJoice da Silva - 787,5 pontos em Matemática | Walysson Brito Alves - 816,5 pontos em Matemática(Imagem:Divulgação)Joice da Silva - 787,5 pontos em Matemática | Walysson Brito Alves - 816,5 pontos em Matemática

Medalhista de ouro no TME², o jovem Walysson Brito Alves obteve a pontuação 816,5 em Matemática e suas tecnologias no Enem. Com a nota do exame, o estudante pretende ingressar num curso na área de Tecnologia da Informação.

“Estudei bastante para matemática com a preparação para a OBMEP realizada pela escola, simulados Pré-Enem Seduc e com o Torneio de Matemática. Essas preparações foram importantes para eu conquistar essa nota”, comemorou.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMaria Clara Ribeiro de Castro - 833,7 pontos em Matemática.(Imagem:Divulgação)Maria Clara Ribeiro de Castro - 833,7 pontos em Matemática.
Maria Clara Ribeiro de Castro, estudante do Ceti Edith Nobre de Castro, em São Raimundo Nonato, foi medalhista de ouro do TME² e conquistou a nota 833,7 na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A nota superior à média nacional era esperada pela estudante.

“Aguardava uma nota alta devido a minha quantidade de acertos. Tive uma preparação específica para a área, focando em aprender os conteúdos teóricos que faltavam e pratiquei muitos exercícios”, ressaltou Maria.

A estudante relatou ainda, que o interesse pela matemática veio com a intensa preparação nas olimpíadas de matemática.

“Notei o impacto positivo do TME² e da OBMEP na minha prova de Matemática do Enem. Apesar de terem abordagens diferentes da disciplina, as olimpíadas de Matemática desenvolvem nosso raciocínio lógico e proporcionam um aprendizado mais completo e aprofundado dos conteúdos. Com isso, o resultado de medalhistas tende a ser muito satisfatório também no exame”, finalizou Maria Clara. 
Imagem: DivulgaçãoJosé Gustavo - 980 pontos da Redação | Raphael Pereira - 980 pontos na Redação(Imagem:Divulgação)José Gustavo - 980 pontos da Redação | Raphael Pereira - 980 pontos na Redação

Imagem: DivulgaçãoMirelly Luz Monteiro - 980 pontos na Redação | Geovanna Meneses - 980 pontos na Redação(Imagem:Divulgação)Mirelly Luz Monteiro - 980 pontos na Redação | Geovanna Meneses - 980 pontos na Redação