MEC suspende implantação da escola cívico-militar em Campinas

24/04/2020 11h06


Fonte g1

Imagem: ReproduçãoFachada da escola Professora Odila Maia Rocha Brito(Imagem:Reprodução)
Fachada da escola Professora Odila Maia Rocha Brito 
Campinas (SP) não receberá mais o modelo de Escola Cívico-Militar, pelo menos por enquanto. De acordo com ofício do Ministério da Educação (MEC), sem a realização da consulta pública prevista e os prazos estimados para a regularização, a pasta decidiu ofertar a vaga a outro município do Estado - a cidade era a única de São Paulo entre as 54 unidades previstas no Brasil. Em nota, a Secretaria de Educação afirma apenas que foi notificada sobre a decisão.

Em ofício datado do início de abril e ao qual o G1 teve acesso nesta quinta-feira (23), o então secretário de Educação Básica, Janio Macedo, justifica os pontos que levam o MEC a optar por outra cidade na implantação do modelo, uma vez que tais unidades serviriam para "consolidar a proposta".

"Após a análise técnica das razões apresentadas nos referidos ofícios, chegou-se à conclusão de que todo esse processo de consulta demandará um tempo considerável, que, certamente, impactará na implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares", pontua.

Apesar de abrir mão da implantação do projeto na Escola de Ensino Fundamental Odila Maia Rocha de Brito neste momento, o MEC não descarta ofertar o modelo ao município no futuro.

"Outrossim, informamos que, tão logo esteja equacionada a situação jurídica desse município em relação à realização de consultas públicas às comunidades escolares, poderá participar da nova seleção prevista para ocorrer no segundo semestre do ano em curso", conclui o documento.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews