"Maria da Penha nas Escolas" leva para estudantes do ensino médio diálogo sobre direitos e prevenção
09/05/2025 09h02Fonte Governo do Piauí
Nessa quarta-feira (08), a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou mais uma edição da ação “Maria da Penha nas Escolas: educação pela vida das mulheres”, desta vez no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Maria Isaías Dr. Jesus, em São Domingos Mourão. A atividade contou com a participação de 91 estudantes do ensino médio e de profissionais da educação, em um momento de diálogo aberto e reflexivo sobre prevenção à violência de gênero, direitos das mulheres e a construção de relações baseadas no respeito e na equidade.A iniciativa faz parte da estratégia da Sempi de levar o debate sobre direitos e enfrentamento à violência para dentro do ambiente escolar, contribuindo com a formação cidadã de adolescentes e promovendo uma cultura de paz e igualdade desde cedo.
Imagem: Divulgação
A atividade contou com a participação de 91 estudantes do ensino médio e de profissionais da educação, em um momento de diálogo aberto e reflexivo.

Para a coordenadora de Educação da Sempi, Erika Ruth, discutir esses temas com a juventude é uma forma de transformar o futuro. “A escola é um espaço fundamental para o combate à violência contra as mulheres. Quando falamos sobre a Lei Maria da Penha com adolescentes, estamos ajudando a construir uma sociedade mais consciente, onde meninas e meninos aprendem, desde cedo, a respeitar uns aos outros e a reconhecer seus direitos. A educação é a nossa maior aliada nessa transformação,” afirmou.
A Sempi segue promovendo ações educativas em diferentes regiões do estado, reforçando o papel da informação e da sensibilização como ferramentas essenciais para a prevenção da violência contra as mulheres.