Mais de 600 estudantes participam de revisões do Novo Pré-Enem Seduc e Pré-Saeb em SRN

29/08/2023 09h48


Fonte Governo do Piauí

A menos de três meses para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a equipe de profissionais do novo Pré-Enem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) continua percorrendo os municípios do estado para proporcionar revisões aos estudantes que farão os exames este ano. A quadra poliesportiva do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Moderna, localizada no município de São Raimundo Nonato, foi palco de mais uma revisão preparatória do Pé na Estrada Enem/Saeb, nesse sábado (26).

Mais de 600 estudantes de escolas jurisdicionadas à 13ª Gerência Regional da Educação (GRE) estiveram presentes na ocasião. Aulas dinâmicas, esclarecimento de dúvidas, revisões dos principais conteúdos, orientações e dicas para resolução das questões e distribuição de material didático, fazem parte da programação do preparatório.
Imagem: DivulgaçãoMais de 600 estudantes participam de revisões do Novo Pré-Enem Seduc e Pré-Saeb em São Raimundo Nonato.(Imagem:Divulgação)Mais de 600 estudantes participam de revisões do Novo Pré-Enem Seduc e Pré-Saeb em São Raimundo Nonato.

Além de trabalhar atividades que viabilizem a inclusão universitária de alunos da 3ª série do ensino médio, oriundos da rede pública estadual, por meio do Enem, a nova estratégia da Seduc é unir as revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com revisões para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e assim fortalecer os índices de aprendizagem dos estudantes e dar toda a orientação acerca dos assuntos, estruturas de questões e dicas importantes para as provas. O Saeb será aplicado entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, já o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

O preparatório contou com revisões das disciplinas de Matemática, com o professor Alexsandro Kesller; Língua Portuguesa, com Fernando Santos; Redação, com Francisco Rufino; Ciências Humanas, com Flávio Coelho; e Ciências da Natureza, com Alex Nunes. As aulas foram transmitidas pelo YouTube, por meio do Canal Educação e pela TV Meio Norte.
Imagem: DivulgaçãoA nova estratégia da Seduc é unir as revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com revisões para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Sae(Imagem:Divulgação)

A estudante Joselane da Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues, localizada no município de Dom Inocêncio, se deslocou de sua cidade para acompanhar a revisão e se preparar ainda mais para os exames. “É muito bom poder contar com preparatórios como esse que nos incentivam a estudar e focar em nosso futuro. Tenho me sentido muito confiante”, afirma a jovem.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca o empenho da Seduc na realização de ações para alavancar a qualidade de educação dos estudantes. “Estamos intensificando as nossas ações para que os nossos estudantes possam estar totalmente seguros para realizar as provas do Enem e Saeb. Com as nossas revisões, eles têm a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e reforçar os seus conhecimentos. Apostamos que com todas essas ações, somadas à dedicação e foco dos nossos estudantes, grandes resultados serão alcançados”, declarou o gestor.

“Concluímos mais uma edição da nossa revisão, dessa vez com os estudantes das escolas ligadas à 13 Gerência Regional de Educação. Tivemos um encontro com muita troca de conhecimento, cheio de entusiasmo e dedicação dos nossos professores, todos eles trabalhando a matriz de referência do Enem e do Saeb, nessa preparação conjunta. Estamos entrando agora nessa reta final e vamos intensificar cada vez mais até a realização dos dois exames”, completa a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo.
Imagem: DivulgaçãoMais de 600 estudantes participam de revisões do Novo Pré-Enem Seduc e Pré-Saeb em São Raimundo Nonato.(Imagem:Divulgação)

Mais Formação Saeb

Simultaneamente à revisão, os professores de Língua Portuguesa e Matemática da 13ª GRE tiveram a oportunidade de participar do “Mais Formação Saeb”, ação com foco na matriz dos descritores do Saeb. Na ocasião são apresentados e analisados os indicadores educacionais da GRE e resultados de avaliações. O novo formato de formação visa a atuar na melhoria dos índices de aprendizagem e ajudar na estratégia pedagógica dos professores em sala de aula.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao