Mais de 37 mil equipamentos e mobiliários foram entregues para escolas pela Seduc

16/01/2024 14h35


Fonte Governo do Piauí

Em 2023, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investiu R$ 113.757.999,02 na renovação de equipamentos e mobiliários das escolas por meio do programa Moderniza Seduc, que tem como eixos os projetos de Climatização nas Escolas, Caravana Acelera Seduc e Minha Escola Integral.

Neste período, os estudantes foram beneficiados com a entrega de 37.193 itens entre equipamentos e mobiliários distribuídos em 517 escolas estaduais, pelo eixo Caravana Acelera Seduc.

Com os investimentos do Moderniza Seduc já foram entregues 100 novos laboratórios de informática e feita a climatização de 51 escolas da rede estadual de ensino, proporcionando maior avanço tecnológico nas unidades de ensino.

Outros itens que fazem parte da renovação dos equipamentos são: kit aluno, kit professor, mesa acessível e quadro acrílico; kit refeitório e fogões; estrutura de biblioteca, computadores e chromebooks; poltrona de auditório e bebedouro, dentre outros.

Segundo o superintendente executivo da Seduc, Rodrigo Torres, a renovação dos equipamentos segue índices que priorizam a necessidade das escolas.

“Neste início do período letivo da rede estadual realizamos encontros com todas as Gerências Regionais para identificar quais são as principais necessidades das escolas em termos de infraestrutura predial e de equipamentos para dar as condições adequadas de retorno à sala de aula. Temos muitas obras e estamos equipando os laboratórios de informática, em especial das que ofertam o curso de Desenvolvimento de Sistemas, para acelerar a modernização das escolas”, enfatizou o superintendente.

Aplicativo “Fala, Gestor”

Para facilitar esta renovação, os gestores escolares contam com o aplicativo “Fala, Gestor”, ferramenta criada para acompanhar, de forma direta e em tempo real, as condições da infraestrutura e equipamentos das escolas da rede pública estadual de ensino no Piauí.

A diretora da Unidade Administrativa da Seduc, Arielma Oliveira, explica que as informações inseridas pelos gestores escolares são acompanhadas em tempo real e ordenadas para entrega de equipamentos.

“Este é um espaço em que o gestor de cada escola preenche um formulário indicando itens necessários de infraestrutura e mobiliário. A partir das informações, em painéis de acompanhamento, temos o índice de prioridade para organizar nossa atuação. Esta é mais uma iniciativa inovadora da Seduc em fazer a gestão com base em dados e evidências”, disse.

A entrega de ambientes com mobiliários renovados faz parte do programa Moderniza Seduc, que tem assegurado R$ 1,53 bilhão em investimentos.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que o programa Moderniza Seduc prioriza as condições adequadas de uma escola de Tempo Integral. “Temos como meta universalizar a climatização de todas as nossas escolas até 2026, entregar novos mobiliários e equipamentos e acelerar as obras para que todas as escolas fiquem com o modelo adequado da infraestrutura de uma escola de tempo integral”, pontuou. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: escolas, seduc, equipamentos