Mais de 300 estudantes participam de aniversário de 201 anos da Batalha do Jenipapo

13/03/2024 17h59


Fonte Governo do Piauí

No dia 13 de março, o Piauí comemora um dos momentos mais marcantes da história da Independência do Brasil: a Batalha do Jenipapo, que é lembrada pela luta ocorrida em 1823 entre brasileiros piauienses, cearenses e maranhenses contra tropas leais a Portugal. Para celebrar o aniversário de 201 anos da Batalha, o Governo do Estado realizou, na manhã desta quarta-feira (13), uma solenidade alusiva à data comemorativa. O evento ocorreu no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, reunindo mais de 300 estudantes.

Representando o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o superintendente de Gestão Executiva da Seduc, Rodrigo Torres, participou da celebração e pontuou a importância de os estudantes valorizarem a história do Piauí. “Um evento como esse nos permite fazer com que os nossos estudantes possam ter acesso e valorizem a história do nosso estado, em especial em um dia tão importante como esse. Nesse sentido, além de darmos as condições para que as escolas sejam adaptadas em tempo integral, também estamos com outra inovação importante, que é a distribuição de livros que trabalham a literatura e a história do Piauí. Serão mais de 19 mil livros entregues”, declarou o superintendente.

No evento, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar os museus, assistir a apresentações de homenagem e uma peça teatral que retrata o momento da batalha. Na oportunidade, a diretora do Ceti Pedro Coelho de Resende, Francisca Gomes, foi homenageada com a Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí pelos resultados obtidos na escola por meio de sua gestão. A professora possui experiência em gestão, sempre buscando novos desafios na área e, assim, contribuindo com os resultados da instituição para o melhor da comunidade escolar.

“É com muita satisfação que eu recebo essa homenagem. Fiquei feliz por ser lembrada e por acreditarem que nós podemos fazer um mundo melhor. Trabalho incansavelmente para fazer a diferença na minha escola e no meu município. O que mais me motiva como professora é acreditar que a educação pública pode ser, sim, a melhor e que esse é o caminho da transformação dos nossos jovens”, afirmou a gestora.

Na Unidade Escolar José Olímpio da Paz, anexo Corredores, em Campo Maior, os alunos da 3ª série do Ensino Médio estão desenvolvendo um projeto interdisciplinar sobre a Batalha do Jenipapo, contemplando as disciplinas de Português, Biologia, Química, Artes e História. Dentre as atividades que serão desenvolvidas, estão um documentário e uma maquete.

A estudante Ana Clara Alves revela que, além de relembrar a data importante do monumento, ela e seu grupo captaram imagens para a produção de um documentário sobre a história da batalha. “Iremos relatar várias coisas daqui, gravar vídeos e pretendemos, quando voltarmos para a escola, construir esse documentário para apresentar para toda a escola e recordar toda a importância desse dia e de todos os acontecimentos”, disse a jovem.

O grupo da aluna Maria Cecília ficou responsável por produzir uma maquete sobre a região. Ela destaca a importância do marco histórico comemorado. “Nossos povos lutaram pela nossa independência e liberdade para hoje nós sermos um estado. É de uma importância gigantesca nós virmos até o monumento prestigiar e comemorar essa data muito importante”, afirma.

Para a professora de História da escola José Olímpio da Paz, Juliana Maria da Silva, a Batalha do Jenipapo é um momento histórico que merece maior reconhecimento, principalmente no cenário nacional. “O presente foi construído por um passado de sofrimento, então é importante lembrar e valorizar a nossa cultura e os nossos acontecimentos. Eu acho imprescindível que os nossos alunos tenham a ideia da importância de Campo Maior no cenário da luta pela Independência do Brasil”, destacou a professora.

Estiveram presentes no evento alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pedro Coelho de Resende, em Boa Hora; da Unidade Escolar Antônio dos Reis, em Boqueirão do Piauí; U.E. 13 de Março, do CETI Professor Francisco Luis de Oliveira, em Jatobá do Piauí; das U.E. 13 de Março, José Olímpio da Paz, Patronato Nossa Senhora de Lourdes e Leopoldo Pacheco, em Campo Maior.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: escola, estudantes, estado