Mais de 200 mil estudantes piauienses serão avaliados pelo Saepi

28/09/2023 15h19


Fonte Governo do Piauí

Ao todo, 233.195 estudantes das redes públicas de ensino estadual e municipais de Educação do Piauí vão participar da aplicação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), entre os dias 2 e 6 de outubro. O objetivo da avaliação é diagnosticar o desempenho dos estudantes dos 224 municípios piauienses, com o propósito de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais que contribuam ativamente para a melhoria da qualidade da educação no estado.

Contemplando os estudantes regularmente matriculados no 2º, 5º e 9º anos do ensino Fundamental das rede municipais e os estudantes do 2º, 5º, 6º e 9º anos do ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino Médio da rede estadual, as provas do Saepi envolvem os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, por meio de questionários contextuais.

De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, o Saepi é também um instrumento importante de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “É muito importante a participação de todos os estudantes da rede pública nessa avaliação para trabalharmos cada vez mais a melhoria do ensino e aprendizagem. Essa prova também será uma preparação para o Saeb”, destacou o secretário.

A avaliação terá, ainda, um papel fundamental na execução do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e na aplicação do ICMS Educação, instituído pela Lei nº. 7429/2020, que tem como objetivo implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa. O ICMS Educação é um mecanismo que destina parte da distribuição do imposto aos municípios com base nos resultados da aprendizagem dos estudantes consolidados pela avaliação do Saepi.
Imagem: DivulgaçãoO objetivo da avaliação é diagnosticar o desempenho dos estudantes dos 224 municípios piauienses.(Imagem:Divulgação)O objetivo da avaliação é diagnosticar o desempenho dos estudantes dos 224 municípios piauienses.

Confira o cronograma de aplicação das provas:

Data: 02/10
Rede Municipal: 9° ano do Ensino Fundamental
Rede Estadual: 6° e 9° ano do Ensino Fundamental

Data: 03/10
Rede Municipal: 2° ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa)
Rede Estadual: 2° ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa) e 1ª série do Ensino Médio

Data: 04/10
Rede Municipal: 2° ano do Ensino Fundamental (Matemática)
Rede Estadual: 2° ano do Ensino Fundamental (Matemática) e 2ª série do Ensino Médio

Data 05/10
Rede Municipal: 5° ano do Ensino Fundamental
Rede Estadual: 5° ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio

Data 06/10
Rede Municipal e Estadual: Aplicações de contingência, derivadas da necessidade de agendamento

 

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ensino, estudantes, educa??o