Mãe e filho no Piauí se preparam juntos para o Enem e são aprovados na mesma instituição de ensino

23/02/2022 10h55


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo PessoalMãe e filho se preparam juntos para o Enem e são aprovados na mesma instituição.(Imagem:Arquivo Pessoal)Mãe e filho se preparam juntos para o Enem e são aprovados na mesma instituição.

Esta terça-feira (22) está sendo um dia de dupla comemoração na casa do estudante da rede pública de ensino do Piauí Igor Julliano Aguiar, de 19 anos. Isso porque ele e a mãe, a empreendedora Francislene Aguiar, de 42 anos, foram aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a mesma instituição de ensino superior.

Igor Julliano foi aprovado em terceiro lugar no curso tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, no Instituto Federal do Piauí (IFPI), pelas vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Já Francislene foi aprovada em primeiro lugar, pela ampla concorrência, em licenciatura em matemática na mesma instituição.

O estudante contou ao g1 que a decisão dos dois de estudarem juntos para o Enem foi tomada no início do ano passado. A mãe de Igor já não estudava há 20 anos.

“A gente conversou sobre se eu ia fazer o Enem ou não e eu já tinha uma ideia, porque eu gosto dessa área de computação, então eu já tinha na cabeça que iria tentar fazer algum curso superior nesta área. Ela aproveitou a oportunidade porque minha mãe também pensava em fazer um curso para voltar ao mercado de trabalho. Ela viu no ensino superior uma oportunidade e, por isso, pensamos ‘porque não estudamos juntos?’. Não havia nenhum empecilho sobre isso”, afirmou o estudante.

Francislene e o filho elaboraram estratégias para obter bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles estudavam de 2 a 4 horas por dia, principalmente no período noturno.

“Eu estava conciliando o terceiro ano do ensino médio – que não estava muito fácil – e a gente fazia a utilização das plataformas digitais e, principalmente, das lives da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI). Nós tínhamos acesso a alguns materiais online e físicos, eu compartilhava com ela. Para ser sincero, minha mãe teve mais disciplina que eu nos estudos”,
contou Igor Julliano.

Enquanto a empreendedora focava na redação do Enem, o rapaz se dedicou mais para a disciplina de matemática.

“Tínhamos acesso a uma plataforma digital, na qual a gente poderia realizar as correções das redações, então era produzido um texto por semana. Minha mãe focou bastante em redação e eu foquei mais em matemática, analisando os pesos do curso. Ela fez mais redações que eu. A minha nota na redação foi 740 e a dela 860”,
pontuou o jovem.

Assim como na preparação, os dois souberam do resultado do Sisu juntos.

“Nesta terça eu cheguei do meu trabalho e perguntei se ela viu [o resultado] e ela disse que não. Então fomos ver e estava lá. Foi muito bom porque a gente veio se preparando desde março. É um sentimento gratificante”,
comemorou Igor.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estudante, enem, curso