Letra cursiva volta a ser exigida nas escolas da Califórnia

28/01/2024 10h53


Fonte CNN Brasil

Imagem: REUTERS/Mike BlakeUma geração de crianças que aprenderam a escrever com os polegares agora está indo para a Uma geração de crianças que aprenderam a escrever com os polegares agora está indo para a "velha escola" na Califórnia

Uma geração de crianças que aprendeu a escrever nas telas está retornando à escola dos velhos tempos.

A partir deste ano, os alunos do ensino fundamental da Califórnia serão obrigados a aprender a caligrafia cursiva, depois que a habilidade saiu de moda na era da informática.

A Lei Estadual 446, patrocinada pela ex-professora do ensino fundamental Sharon Quirk-Silva e sancionada em outubro, exige instrução de caligrafia para os 2,6 milhões de californianos da primeira à sexta série, com idades entre 6 e 12 anos, e aulas cursivas para as séries “apropriadas” – que geralmente são consideradas a partir da terceira série e superiores.

Especialistas dizem que aprender a letra cursiva melhora o desenvolvimento cognitivo, a compreensão da leitura e as habilidades motoras finas, entre outros benefícios.

Alguns educadores também consideram importante ensinar as crianças a ler documentos históricos e cartas familiares de gerações passadas.

Na Orangethorpe Elementary School, em Fullerton, cerca de 50 quilômetros a sudeste de Los Angeles, a professora Pamela Keller disse que já ensinava letra cursiva antes de a lei entrar em vigor, em 1º de janeiro.

Algumas crianças reclamam da dificuldade, para a qual Keller tem uma resposta pronta.

“Nós dizemos a eles, bem, isso vai deixar você mais inteligente, vai fazer algumas conexões em seu cérebro e vai ajudá-lo a passar para o próximo nível. E então eles ficam entusiasmados porque os alunos querem ser mais inteligentes. Eles querem aprender”, disse Keller.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: escola, letra, cursiva