Juíza do PI manda reitor formar alunos em 24h para combate ao Covid-19

21/03/2020 12h20


Fonte Meio Norte

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMedicina da Universidade Estadual do Piauí(Imagem:Divulgação)
16 formandos do curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) conseguiram na Justiça o direito de antecipar a colação de grau para poder se inscrever nas 5 mil vagas que o Governo Federal abriu para o programa Mais Médicos para enfrentar a pandemia do novo Coronavírus no país.

O problema é que o prazo para inscrição acaba no domingo, dia 22 de março, e o reitor da Uespi, Noiva Cardoso, não recebeu o oficial de Justiça para tomar ciência da decisão e providenciar o rápido cumprimento.

Segundo a decisão da juíza Carmelita Angélica Brito de Oliveira, da 2 Vara dos Feitos da Fazenda Pública, o reitor deve cumprir a decisão em 24h, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 10 mil.

Os alunos explicaram ao blog que vão continuar tentando entregar a decisão ao reitor e a colação de grau não precisa de solenidade reunindo pessoas, apenas ato formal da Uespi. É uma corrida contra o tempo dos 16 alunos do 12 período do 6 ano do curso de Medicina da Uespi.

“Primeiro tentamos administrativamente e a Uespi retrocedeu, entramos com pedido na Justiça e ontem a Juíza deferiu o pedido para que a formação ocorra em 24h. O oficial de justiça já emitiu a intimação ao reitor Nouga Cardoso, mas ele não esteve favorável e que só podia fazer isso na segunda (23). Precisamos adiantar a colação de grau oficial para conseguir o CRM e se inscrever no programa até amanhã, domingo (22), para tudo dar certo”, explica o discente Samuel Pontes.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: uespi, oficial, reitor