Jovens da região Norte de Teresina têm vidas transformadas por meio da educação tecnológica

20/07/2023 08h39


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoNa comunidade, as capacitações beneficiam cerca de 16 pessoas, com idades entre 12 e 52 anos.(Imagem:Divulgação)Na comunidade, as capacitações beneficiam cerca de 16 pessoas, com idades entre 12 e 52 anos.

A educação é um agente de transformação social e impacta positivamente a vida das pessoas. Em Teresina, jovens e adultos atendidos pela Associação Casa da Solidariedade Santa Dulce dos Pobres estão encontrando nos cursos ofertados pela Piauí Conectado a oportunidade de mudar a realidade local.

A associação beneficia dezenas de famílias da região Norte da capital. Com o apoio da Piauí Conectado, através da Academia Piauí Conectado e do Programa Networking Academy, os membros da comunidade estão adquirindo conhecimentos tecnológicos e, assim, podem trilhar novos caminhos profissionais.

Hoje, as capacitações beneficiam cerca de 16 pessoas com idades entre 12 e 52 anos, como a jovem mãe Gerlane Caroline, que teve seu primeiro contato com um computador. “Antes de ingressar nos cursos da Academia Piauí Conectado, eu nunca tive acesso a um computador ou feito um curso profissionalizante e isso me deixava desanimada, pois não tinha o que colocar em meu currículo profissional. Aqui eu aprendi as noções básicas, conquistei seis certificações e hoje estou confiante para ingressar no mercado de trabalho. Essa iniciativa mudou minha vida e estou muito feliz com as novas perspectivas que se abriram para mim”, compartilhou.

Empolgado, Helio Eduardo, 14 anos, vê nos cursos ofertados pela Academia Piauí Conectado a oportunidade de realizar sonhos. “Fazer essa qualificação é uma ponte para eu realizar o sonho de conquistar um emprego e trabalhar na área da tecnologia. Sem dúvida, está sendo um divisor de águas na minha vida”, afirma o estudante.

A parceria entre a Piauí Conectado e a Casa Santa Dulce dos Pobres tem proporcionado não apenas a aquisição de habilidades técnicas, mas também a oportunidade de os participantes interagirem com profissionais da área e estabelecerem conexões valiosas. “Os cursos ofertados possuem certificação reconhecida internacionalmente, replicados em diversos países e os participantes contam com monitores que os acompanham de forma remota, tirando dúvidas e auxiliando para uma melhor aprendizagem. Com isso, eles deixam a ociosidade e, com o conhecimento adquirido, têm a chance de modificar a realidade local e ter um futuro mais próspero e digno”, afirma Charlene Queiroz, coordenadora da Academia Piauí Conectado.

Para o responsável da Casa Santa Dulce dos Pobres, Frei Luciano Brasil, a parceria com a Piauí Conectado representa uma verdadeira transformação na vida da comunidade. “A parceria com a Piauí Conectado foi providencial, pois não teríamos como desenvolver esses cursos. A comunidade em que atuamos enfrenta grande dificuldade de acesso à educação e profissionalização e ter esses jovens e adultos ganhando confiança e adquirindo conhecimentos que antes pareciam inalcançáveis é algo incrível. Estamos muito gratos por essa parceria e por tudo que ela tem proporcionado às famílias atendidas pela Casa”, afirmou o religioso.

Através da educação tecnológica, a Academia Piauí Conectado tem demonstrado que é possível transformar vidas e romper barreiras socioeconômicas, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento pessoal e profissional. A Academia Piauí Conectado já beneficiou mais de 9 mil pessoas.

Doações

A Casa Solidariedade Santa Dulce dos Pobres está localizada no residencial Dandara dos Cocais, região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, e recebe doações de alimentos, roupas (em bom estado), materiais escolares e utensílios domésticos durante todo ano. Os interessados em realizar doações devem entrar em contato por meio do número 86.99925-1142.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook