Jovem conquista 940 pontos na redação do Enem 2021 e sonha cursar medicina no Piauí

16/02/2022 11h36


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo PessoalClique para ampliarJovem que aprendeu a ler aos 10 anos no Piauí conquista 940 pontos na redação do Enem 2021.(Imagem:Arquivo Pessoal)Jovem que aprendeu a ler aos 10 anos no Piauí conquista 940 pontos na redação do Enem 2021.

Filho de um pedreiro e uma agricultora, o jovem estudante de escola pública Emanoel Cândido Farias da Silva conquistou 940 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O rapaz aprendeu a ler e escrever somente aos 10 anos e hoje, aos 18, sonha em cursar medicina.

Natural de São Julião, cidade a 385 km de Teresina, Emanoel frequentou uma escola municipal durante parte da infância. Contudo, aos 10 anos, ainda não havia aprendido a ler ou escrever. A família do menino decidiu, então, levá-lo para uma escola particular em Fronteiras, onde foi alfabetizado e estudou por quatro anos.

“Basicamente comecei como aluno de escola pública, estudando em escola municipal até os meus dez anos. Mas meu rendimento não estava sendo satisfatório, pois eu não sabia ler e nem escrever. Cheguei a estudar em escola particular para conseguir me alfabetizar, depois voltei para São Julião”, relatou.

O rapaz concluiu o Ensino Fundamental por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estava cursando o 2º ano do Ensino Médio quando resolveu fazer o Enem pela primeira vez, como treineiro, em 2021.

O resultado da prova foi disponibilizado na quarta-feira (9).

Ao g1, o estudante contou que, durante todo o ano passado, escreveu três redações por semana. Segundo ele, por conta da preparação, o tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", apesar de novo, não chegou a ser um desafio.

“Nunca tinha escrito ou lido sobre o tema selecionado, eu apostava muito que [o tema] seria ‘evasão escolar’. Além de me basear nos textos motivadores, tenho um bom conhecimento sociocultural e consegui desenvolver bem. Me preparei, por isso não fiquei surpreso com a nota".

"Mas, claro, fiquei bem feliz. Minha família ficou feliz demais. Como eu disse ‘esse ano vou estudar, vou focar’, já esperavam um bom resultado”,
contou Emanoel.

Atualmente, aos 18 anos, ele está prestes a iniciar o 3º ano do ensino médio na Unidade Escolar Alice Rocha, em São Julião. De acordo com a diretora do local, Glória Almeida, o jovem é motivo de orgulho.

“O Emanoel Cândido sempre foi um jovem bastante estudioso, dedicado e muito inteligente. Nós queremos parabenizá-lo e agradecer a todo o esforço também de seus pais que sempre o incentivaram”,
disse a diretora.

Para Emanoel, além da dedicação, foi fundamental o apoio de professores e dos pais, o pedreiro Cândido Silva e a agricultora Areolina Maria.

“O ensinamento dos professores foi essencial para que eu pudesse obter a nota, e o incentivo da família também. Para quem busca uma redação 900 ou mais, não adianta só perguntar qual segredo, basta você estudar cada vez mais que o 900 vem”,
completou o estudante.

Tópicos: escola, jovem, estudante