Intercambistas Seduckathon vivem últimos preparativos antes do embarque para a China na quarta (19)
15/11/2025 09h51Fonte Governo do PiauÃ
A poucos dias do embarque para a China, os intercambistas Seduckathon dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Pinheiro Machado, Ângelo Pereira da Silva e Florisa Silva contam os minutos para a viagem, marcada para a próxima quarta-feira (19). Com os kits de intercâmbio em mãos, contendo mala, notebooks, mochilas, camisetas, material escolar e vestuário personalizado, os estudantes e professores da rede pública estadual que irão ao país oriental realizam agora os últimos preparativos antes de voarem para o outro lado do mundo.“Já recebemos o nosso kit do Seduckathon para a viagem à China e, agora, estamos ainda mais ansiosos para o embarque no dia 19. É muito gratificante estar recebendo esse kit às vésperas de viver uma experiência que me deixa muito feliz. Essa oportunidade vai além da viagem, se estende para a minha vida”, afirma o entusiasmado Igor Claudino, aluno do Ceti Pinheiro Machado, de Teresina.
Com Igor, outros 14 estudantes e três professores de Teresina e Bertolínia irão vivenciar, durante 30 dias, a experiência de estudar em uma instituição acadêmica internacional de alta relevância: o Institute for Digital Economy & Artificial Systems (Digital Economy Research Center Of The Brics Innovation) – IDEAS, sediado na cidade de Xiamen.
Imagem: Divulgação

Para todos eles, o intercâmbio é a realização de um sonho que até pouco tempo parecia muito distante. Aos 18 anos, Maria Clara Viana, aluna do Ceti Ângelo Pereira da Silva, vive o desafio de controlar as expectativas dela e de toda a família, que transborda orgulho ao ver a conquista da adolescente.
“O sonho de participar de um intercâmbio sempre me acompanhou desde muito nova, mas não imaginava que conseguiria realizá-lo tão cedo. Minhas expectativas estão muito altas, são muitas coisas que farei pela primeira vez, sair do país, ter contato com outra cultura e até andar de avião. Somos muito gratos por essa oportunidade que a Seduc está nos dando”, conta Maria Clara.
Ao longo dos últimos meses, toda a comitiva passou por uma preparação intensiva para reforçar o aprendizado em inglês, com aulas específicas e personalizadas para o grupo, focada na conversação e promovidas pela Secretaria de Estado da Educação. “As aulas de inglês nos ajudaram muito, porque pudemos praticar e chegar melhor preparados para a viagem à China, que apesar de ser um país onde se fala mandarim, também é acessível ao inglês. Então, foi muito legal, especialmente por termos tido foco na conversação”, garante Eugênio Carneiro, aluno do Ceti Pinheiro Machado.
Imagem: Ascom Seduc

Além das aulas no IDEAS, os intercambistas participarão de uma imersão cultural completa na cidade chinesa, com passeios turísticos e imersão na cultura local. “Os estudantes que vivem essa experiência única, proporcionada pelo Governo do Estado por meio do Seduckathon, adquirem não apenas conhecimentos técnicos, mas também competências sociais e pessoais que eles irão trazer para suas comunidades e contribuir para o desenvolvimento do Piauí”, destaca o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
A viagem é 100% custeada pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, que cobre passagens, alimentação, hospedagem, seguro-saúde, vistos, passaportes e acompanhamento pedagógico.
O embarque do grupo que vai à China ocorre na quarta-feira (19), a partir das 10h, no aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina. A edição de 2025 do Seduckathon mobilizou mais de 9 mil estudantes. No total, 130 alunos e 26 professores viajarão ao exterior, em grupos. Os países de destino são: Portugal, Alemanha, China, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos.
Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews











