Ingresso Universitário: professor de matemática tira dúvidas sobre análise combinatória para o Enem

21/10/2022 10h26


Fonte G1 PI

Imagem: Ilanna Serena/g1Ingresso Universitário: professor de matemática elenca principais assuntos de prova do Enem e dá dicas.(Imagem:Ilanna Serena/g1)Ingresso Universitário: professor de matemática elenca principais assuntos de prova do Enem e dá dicas.

O professor de matemática Francisco das Chagas, o Chaguinha, retorna ao Ingresso Universitário, nesta sexta-feira (21), com uma dica especial para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas acontecem nos dias 13 e 20 de novembro.

Segundo ele, entres as 45 questões da área, pelo menos duas devem abordar a análise combinatória e os conceitos de Princípio Fundamental da Contagem (PFC): arranjo, combinação e permutação.

"É um conteúdo sempre recorrente, que requer muitos exercícios devido a diversidade de raciocínios possíveis que podem ser cobrados",
comentou.

O que é análise combinatória?

Análise combinatória é o número de possibilidades de ocorrência de um evento na matemática. Saber entender a situação-problema é a chave para se dar bem. Os exercícios podem ser resolvidos por:

Permutação: se relaciona à ideia de organizar um grupo de elementos.

Exemplo: De quantas maneiras cinco pessoas podem se acomodar em cinco lugares?

Arranjo ou combinação: relacionados à escolha. Podem ser definidos como simples quando os elementos escolhidos são diferentes entre si e compostos quando um único elemento pode ser escolhido mais de uma vez. Isto é, podem ser com repetição e sem repetição.

Exemplo: Você esqueceu a senha de 4 dígitos do seu celular e quer tentar combinações aleatórias para desbloquear o aparelho. Considerando os números de 0 a 9, quantas possibilidades de senha existem?

Imagem: Arte: g1  Análise combinatória(Imagem:Arte: g1 ) Análise combinatória

O que é importante saber para o 2º dia de provas?

Responda 5 questões de matemática que podem cair no Enem 2022

A partir da análise de edições anteriores do Enem, o professor constatou cinco pilares da prova Matemática e suas Tecnologias: matemática básica; matemática comercial; estatística; funções; e conhecimentos geométricos. Saiba o que estudar em cada um dos tópicos.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: enem, podem, cinco