Ingresso Universitário: professor de geografia fala sobre elementos climáticos e abordagens no Enem

11/10/2022 08h05


Fonte G1 PI

O Ingresso Universitário abordou, nesta segunda-feira (10), um dos assuntos mais recorrentes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a climatologia. À TV Clube, o professor de geografia Igor Thiago esclareceu quais pontos referentes ao tema revisar para a avaliação que será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro deste ano.

As questões de geografia são aplicadas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que engloba também história, sociologia e filosofia. De acordo com o docente, na disciplina, a edição 2022 do Enem pode cobrar com afinco a habilidade 27, exigida na competência 6 da área.

Competência 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

"Se você fizer uma análise dos últimos anos, na parte de geografia física, é sempre presente questões de climatologia",
comentou.
Imagem: Centro de Previsão de Tempo e Estudos ClimáticosClimatologia deve ser abordada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.(Imagem:Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos)Climatologia deve ser abordada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

O que estudar sobre climatologia?

A climatologia se dedica ao estudo dos fenômenos climáticos e suas influências. Por isso, é preciso relembrar conceitos dos elementos climáticos: temperatura, umidade, pressão atmosférica e radiação. Além disso, conheça a dinâmica dos ventos e das chuvas.

"Sobre a dinâmica dos ventos, sempre é presente [na prova] uma parte muito interessante do mecanismo de circulação geral da atmosfera, podendo cair inclusive na prova de natureza. Não esqueça dos ventos alísios, que saem dos trópicos em direção ao Equador; não esqueça que os ventos sempre circulam de áreas de alta pressão para áreas de baixa pressão. E essa atração pode influenciar no movimento de brisas - brisas marítimas durante o dia e continentais durante a noite".


Revise também os fatores climáticos: amplitude térmica, latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, massas de ar e correntes marítimas.

Dica extra: o candidato deve ficar atento ao contexto ambiental, à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ventos, prova, climatologia