Inep diz que banco de questões que caem no Enem está obsoleto

26/08/2021 16h39


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarmanter o atual: o próprio Inep formula, por meio da rede de colaboradores, as questões que formam o Banco Nacional de Itens (uma espécie de arquivo com perguntas pré-testadas que p(Imagem:Reprodução)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) justificou a iniciativa de estudar a possibilidade de terceirizar a formulação de perguntas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a "calibragem" dos níveis de dificuldade da prova. Segundo o órgão, o sistema está "obsoleto" e o estoque de questões usadas em provas está abaixo do ideal.

"O estoque de itens apresenta-se muito aquém das necessidades existentes, principalmente para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que exige um volume elevado de itens, os quais devem ser pré-testados", informou o Inep em nota. "A título de exemplo, de acordo com informações da Coordenação Geral de Instrumentos e Medidas (CGIM/Daeb), entre 2009 e 2021, o Inep realizou, de forma efetiva, poucos pré-testes de itens para o Enem, que é o exame mais crítico do processo."

O documento que expõe a iniciativa foi revelado pelo jornal "O Globo" e obtido pelo G1 e está disponível apenas para servidores da autarquia. O arquivo é assinado pelo chefe da Diretoria de Avaliações da Educação Básica (Daeb), Anderson Soares Furtado de Oliveira. Ele pede que, até 31 de agosto, sejam apresentados "os prós e contras" de dois cenários:

manter o atual: o próprio Inep formula, por meio da rede de colaboradores, as questões que formam o Banco Nacional de Itens (uma espécie de arquivo com perguntas pré-testadas que podem ser usadas em avaliações como o Enem e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb);
terceirizar a demanda: uma empresa seria contratada para elaborar e revisar os itens, além de equilibrar os níveis de dificuldade das provas.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: enem, inep, itens