IFPI prorroga prazo para solicitar isenção e altera cronograma do Exame

24/10/2023 10h02


Fonte Meionorte.com

O Instituto Federal do Piauí prorrogou, até 29 de outubro, o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição para o Exame Classificatório 2024-1, que oferta 4.470 vagas nos cursos técnicos da instituição. A comissão organizadora também prorroga as inscrições, até 7 de novembro, e também altera a data do último dia da solicitação da heteroidentificação, do atendimento especial e de pagamento da taxa de inscrição.

Isenção

O candidato que pertença à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior ou igual a meio salário mínimo, poderá pedir isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, mediante escolha da inscrição do tipo “Isento” e indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e documento de identificação RG. Veja o tutorial.

VEJA ERRATA COM NOVO CRONOGRAMA

Inscrições

As inscrições no Exame Classificatório devem ser feitas no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, até 7 de novembro.(Confira no vídeo explicativo). Uma conta gov.br será obrigatória para a realização da inscrição. O interessado que não tem cadastro no gov.br deverá primeiramente criar sua conta. Ela é gratuita e feita de forma simples e rápida. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 15 reais, poderá ser feito até 8 de novembro, exclusivamente nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários.

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial. Será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência o candidato com inscrição confirmada que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida.

*Com informações do IFPI


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao