Guerra suspende aulas e destrói escolas na Ucrânia: não sei se teremos para onde voltar

20/03/2022 15h49


Fonte G1

Guerra suspende aulas e destrói escolas na Ucrânia:(Imagem:Reprodução)
Nem as escolas escaparam dos ataques da Rússia no território da Ucrânia, iniciados em 24 de fevereiro. Em pouco mais de três semanas, 464 instituições de ensino foram danificadas ou totalmente destruídas, segundo o Ministério da Educação ucraniano.

Parte das que ainda estão funcionais tampouco têm servido ao ensino, conta Denys Ghanza, estudante de 22 anos, de Kiev.

"As aulas foram suspensas no começo dos ataques e não há previsão para serem retomadas. Muitas escolas estão sendo usadas como centro de suporte para a defesa e como refúgio para as pessoas desabrigadas", explica ele, que integra um conselho da Unicef para assuntos ligados à juventude.
Segundo Ganzha, o cenário se assemelha ao do início da pandemia de Covid-19, que também paralisou as aulas no país. "Algumas escolas estão tentando manter o contato com os alunos, como fizeram durante a pandemia. E o nosso Ministério da Educação está tentando manter cursos on-line e exibindo materiais de aula na TV ucraniana".

Mas, diferentemente de dois anos atrás, o ucraniano vê um cenário mais devastador.

"Agora, não sei se teremos para onde voltar quando tudo acabar".

O presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitorio Sorotiuk, diz que os ataques prejudicaram tanto os ucranianos quanto estrangeiros que estudam no país.

"Muitos estrangeiros vão estudar na Ucrânia. Indianos e paquistaneses estudam lá e estão sendo tratados pelos russos da mesma forma que os ucranianos. Muitos não conseguem sair do país. É uma verdadeira situação de guerra", explica Sorotiuk.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: escolas, ataques, ucraniano