Governo lança projeto Pré-Saeb para melhorar desempenho da educação do Piauí

20/04/2023 14h11


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO momento conta com revisões de conteúdos e resoluções de questões com as disciplinas de Português e Matemática.(Imagem:Divulgação)O momento conta com revisões de conteúdos e resoluções de questões com as disciplinas de Português e Matemática.

A Secretária de Estado da Educação (Seduc) lançou o projeto Pré-Saeb com o objetivo de reforçar os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio da rede estadual de ensino. A ação tem como foco melhorar o desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para atingir a meta do 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A ação, que percorrerá todos os municípios do estado levando aulas presenciais de reforço das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática aos estudantes, foi iniciada, nesta quinta-feira (20), no auditório da Associação Comercial de Parnaíba, envolvendo alunos de todos os municípios jurisdicionados à 1ª Gerência Regional de Educação (GRE).

O momento conta com revisões de conteúdos e resoluções de questões com as disciplinas de Português, ministrada pela professora Hildalene Pinheiro, e Matemática, com o professor Márcio Jean. Estão sendo atendidos 600 estudantes, sendo 300 do 9º ano do ensino fundamenta, que assistiram aulas no turno da manhã, e 300 da 3ª série do ensino médio, que acompanharão as aulas no turno da tarde.

Para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o projeto tem como meta levar a educação do Piauí ao topo do país. “Mais uma iniciativa importante para a educação começa. Estamos lançando o Pré-Saeb, mais uma maneira de melhorar a aprendizagem dos alunos para que possamos obter os melhores indicadores do Brasil para essa prova tão importante que mede a proficiência dos alunos em Português e Matemática em todo o país. A meta é conquistar as primeiras posições no Ideb, mas os resultados vão além disso. Afinal, um ensino de qualidade abre portas para um futuro promissor e enche nossos estudantes de possibilidades. É o Acelera Seduc, para avançar cada vez mais a educação dos nossos jovens do Piauí”, declara o gestor.

“O Pré-Saeb é uma ação do Acelera Seduc. A primeira atividade ocorre em Parnaíba para 600 alunos de escolas da 1ª GRE. Os alunos irão receber aulas de português e matemática com a preparação específica para a prova do Saeb, que é a prova que dá o resultado do Ideb e nós temos uma meta muito clara, avançar na primeira colocação do Ideb no ensino médio”, reforça o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Karoline Mendes, explica que a ação percorrerá, durante os meses de abril e maio, os municípios de Corrente, Bom Jesus, Uruçuí, Floriano, Paulistana, Regeneração, Fronteiras, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Teresina. “Na oportunidade, os estudantes vão se aprofundar um pouco mais em duas áreas, que é Língua Portuguesa e Matemática. Eles contarão também com o estímulo de motivação e orientação, quanto à importância dessa prova, mostrando um pouco sobre o seu impacto para a escola e para as políticas educacionais de uma forma geral”, enfatiza a gestora.

Durante as aulas, os estudantes recebem material didático completo e um caderno com mais de 60 questões para levarem para casa e praticarem seus conhecimentos. Além de receberem lanches ao longo das aulas. Todas as revisões serão transmitidas pelo Canal Educação no YouTube.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Agenda de Ações do Pré-Saeb:

Abril

20/04 – 1ª GRE – Parnaíba
27/04 – 15ª GRE – Corrente
28/04 – 14ª GRE – Bom Jesus

Maio


04/05 – 11ª GRE – Uruçuí
05/05 – 10ª GRE – Floriano
11/05 – 17ª GRE – Paulistana
12/05 – 6ª GRE – Regeneração
19/05 – 16ª GRE – Fronteiras
25/05 – 13ª GRE – São Raimundo Nonato
26/05 – 12ª GRE – São João do Piauí
31/05 – 4 ª, 18 ª, 19 ª, 20ª e 21ª GRE- Teresina


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ensino, estudantes, aulas