Governo e Fundação Itaú Educação e Trabalho somam esforços para ampliar educação profissional no PI

13/09/2023 14h48


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoGoverno e Fundação Itaú Educação e Trabalho somam esforços para ampliar educação profissional e tecnológica no Piauí.(Imagem:Divulgação)Governo e Fundação Itaú Educação e Trabalho somam esforços para ampliar educação profissional e tecnológica no Piauí.

Com o intuito de fortalecer parcerias em prol da educação do Piauí, o secretário Washington Bandeira e equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) receberam, nessa terça-feira (12), representantes da Fundação Itaú Educação e Trabalho. O encontro serviu para analisar o andamento das ações prioritárias desenvolvidas pelo Governo do Piauí, ao longo dos oito meses da atual gestão, com foco na ampliação da oferta de ensino de tempo integral associado à educação profissional, técnica e tecnológica.

Na oportunidade, discutiram uma atuação estruturada em três eixos: ampliação do número de matrículas na educação profissional e tecnológica, melhoria da qualidade da oferta dessa modalidade e inclusão digna dos jovens no mundo do trabalho.

Para Washington Bandeira, a convergência de intenções dos diversos atores, como as iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor, voltadas para o processo de ensino e aprendizagem é fundamental para aperfeiçoar a qualidade do serviço educacional prestado à população. O gestor destacou ainda que o nível de aprendizagem dos estudantes é comprovadamente melhor na modalidade de tempo integral associada à oferta de cursos profissionalizantes.

“Atualmente, temos cerca de 60 mil estudantes matriculados no Piauí com acesso à modalidade de tempo integral associado com o ensino profissional, técnico e tecnológico. Esse modelo gera fortalecimento de aprendizagem, melhora índices sociais, econômicos, inclusive, fortalecendo as habilidades socioemocionais dos jovens, e favorece o ingresso no mundo do trabalho”, defendeu o gestor.

O estado do Piauí se tornou um dos pioneiros no Brasil ao sancionar uma lei que cria a Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT), em dezembro de 2022. Para Maria Claudia Lopes da Silva, gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho, a legislação piauiense é uma referência para o restante do país.

“O Piauí é um estado referência em EPT no Brasil, com o maior número de vagas ofertadas proporcionalmente. Os piauienses são pioneiros, ao criar Política Estadual de EPT. E esse alinhamento do que o Governo do Piauí vai oferecer em cursos com os potenciais produtivos do Estado tem tudo para formar uma rede educacional profissional consistente”, disse a gerente.

Em maio deste ano, o Governo do Piauí anunciou investimentos de mais de R$ 4 milhões na implantação de cinco novos cursos profissionais, técnicos e tecnológicos: Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, Marketing Digital, Programação de Jogos, Turismo (com ênfase em empreendedorismo) e Energias Renováveis (com ênfase em energia eólica e solar). A iniciativa faz parte do Seduc Tec, projeto que integra o Acelera Seduc.

Além disso, destaca-se o lançamento do Oportunidade Jovem pelo Executivo estadual, um programa que inclui monitoria estudantil, estágio (curricular obrigatório e extracurricular), aprendizagem profissional e primeira oportunidade de trabalho e emprego.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews