Governo do Piauí lança o programa Pacto Pela Educação nesta segunda (29)

26/05/2023 13h40


Fonte Seduc-PI

Nesta segunda-feira (29), às 11h30, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realiza a Solenidade de Lançamento do “Pacto Pela Educação”, programa de fortalecimento do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios com o objetivo de criar o Sistema Estadual de Educação. O evento acontece no Salão Poty, do Blue Tree Towers Rio Poty, e contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do governador do Estado, Rafael Fonteles; do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; e demais autoridades.

O Pacto pela Educação tem o objetivo de otimizar as políticas públicas de educação em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, por meio de diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas para melhoria dos indicadores educacionais, utilizando as potencialidades de cada ente. O programa propiciará acesso a programas e ações coordenadas pela Seduc nas seguintes áreas: acesso e permanência, ensino e aprendizagem, gestão e infraestrutura e recursos.

Na ocasião, será assinado o Decreto que institucionaliza o Pacto Pela Educação, além da entrega do Prêmio Alfa-10 para as 12 escolas públicas estaduais e municipais do território piauiense que obtiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), como forma de incentivo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

Além de reconhecer e valorizar a gestão educacional das escolas com foco na aprendizagem dos alunos, o Prêmio Alfa-10 também promove o apoio pedagógico e financeiro às escolas que apresentaram os menores índices educacionais. Esse apoio será dado pelo desenvolvimento de ações de Cooperação Técnico-Pedagógica, junto com uma escola Premiada, a partir de um plano elaborado previamente.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça que o evento cumprirá uma das políticas de governo do governador Rafael Fonteles, que é a de fortalecer o regime de colaboração com os municípios. “O Pacto Pela Educação irá fortalecer o regime de cooperação na Alfabetização na Idade Certa, no transporte escolar, na cessão de espaços e de pessoal, no censo, no sistema de avaliação, compartilhamento de dados, para que realmente possamos cuidar de todos os entes da política educacional de uma forma muito eficiente”, destaca o gestor.

O evento contará com a participação de prefeitos e dirigentes municipais de Educação dos 224 municípios do Piauí, equipes do PPAIC, gestores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas premiadas, instituições parceiras da Secretaria Estadual de Educação do Piauí.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: escolas, programa, pacto