Governo do Piauí e UNICEF farão ação de busca ativa escolar em todos os municípios

15/09/2022 14h18


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoGoverno do Piauí e UNICEF farão ação de busca ativa escolar em todos os municípios(Imagem:Reprodução)Governo do Piauí e UNICEF farão ação de busca ativa escolar em todos os municípios

Em um evento híbrido realizado nesta quarta-feira (14/09), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Instituto Unibanco (IU), lançou a ação de busca ativa escolar em todo o estado. O objetivo é que a mobilização aconteça em todas as escolas da rede estadual e municipais, em parceria com os 224 munícipios, no período de 19 a 30 de setembro.

O evento reuniu gestores das 162 escolas de Teresina da rede estadual do Piauí, representante das redes municipais convidadas da grande Teresina, além da participação virtual de representantes de todos os munícipios do Piauí.

Participaram da mesa de honra o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; o superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira; a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta; o chefe do Escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar; a presidente da UNDIME-PI, Érica Graziela Melo; e o coordenador de desenho de Soluções para Administração Pública do Instituto Unibanco, Rodrigo Luppi dos Passos.

O representante do UNICEF, Rui Aguiar, lembrou que é sempre tempo de voltar à escola. Ele relatou que o Piauí vem realizando a parceria com os municípios para que a ação atinja todos os públicos e em todos os cantos do estado. “O fato é que não tem que acontecer apenas a matrícula, mas o acompanhamento dessa matrícula e é isso que a plataforma que será gerenciada pela UNIDIME, irá fazer”, explicou.

De acordo com o planejamento das ações será destinado o período de 19 a 30 de setembro para a realização do "Dia D da Busca Ativa", com apresentações, palestras, gincanas, debates e compartilhamentos de boas práticas junto às equipes técnicas, equipes gestoras, professores, pais, estudantes e toda a comunidade escolar. Essa ação acontece de forma integrada com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).

“O grande objetivo desse evento, além de apresentar uma plataforma, é também mostrar a importância de traçar estratégia como forma de resgatar os nossos estudantes para o ambiente escolar. Não podemos deixar de citar dois pontos dentro da busca ativa escolar: o abandono e a evasão”, disse Maria José Mendes, diretora da UNEA, lembrando que a educação também está inserida em um contexto de pandemia e ações como essas servem para potencializar a busca dos estudantes.

A busca ativa promove o direito social dos estudantes a voltarem ao chão da escola. Diante dos efeitos causados pela pandemia de COVID-19, muitas crianças e jovens ficaram fora do ambiente escolar ou tiveram dificuldade com o modelo remoto ou híbrido. A estratégia pretende minimizar as defasagens de aprendizado e a infrequência, além de propor a elaboração de estratégias de recuperação, reforço, recomposição e os desafios da aprendizagem, de acordo com os padrões de desempenho de cada estudante.

“É um grande pacto entre estado e municípios para vincular nosso estudante à escola. Depois da pandemia, é muito importante o engajamento da família, dos estudantes e da equipe escolar”, disse o secretário Ellen.