Governo anuncia bolsa de incentivo durante premiação da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

21/10/2023 20h56


Fonte Governo do Piauí

O secretário de Estado de Educação, Washington Bandeira, premiou, nesta sexta-feira (20), os 121 estudantes da 3ª série do Ensino Médio medalhistas de ouro, prata e bronze da I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI), competição que faz parte do programa Seduc Olímpica.

Os estudantes premiados participaram de uma imersão entre os dias 17 e 20 de outubro, em Teresina, para aperfeiçoar as habilidades com a leitura e escrita. “Este é um trabalho que está sendo feito na nossa gestão, com novas ações para que os estudantes possam exercer na plenitude os seus talentos e, assim, consigam se dedicar nesta reta final de provas do Saeb e do Enem de forma estratégica”, disse o secretário Washington Bandeira.
Imagem: DivulgaçãoTodos os 121 medalhistas, de ouro, prata e bronze, receberão o pagamento de uma bolsa nos moldes do que já é pago no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais.(Imagem:Divulgação)Todos os 121 medalhistas, de ouro, prata e bronze, receberão o pagamento de uma bolsa nos moldes do que já é pago no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais.

Durante a solenidade de premiação, o secretário Washington Bandeira anunciou o pagamento de bolsa de incentivo aos medalhistas da olimpíada de Língua Portuguesa, momento comemorado pelos estudantes. “Não haveria melhor oportunidade para contar aos estudantes. O governador Rafael Fonteles autorizou a todos os 121 medalhistas, de ouro, prata e bronze, o pagamento de uma bolsa de incentivo, nos moldes do que já é pago no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), pelos resultados na Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI)”, contou.

Com a maior pontuação adquirida nos testes de leitura e redação com o tema “Cultura de paz nas escolas”, a estudante Antônia Jessyelle Porto Meneses de Sousa conquistou a primeira posição entre os estudantes medalhistas de ouro da OLINPI. Aluna do CETI Inês Maria de Sousa Rocha, em Piracuruca, ela comemorou a participação na competição durante a cerimônia de premiação.
Imagem: DivulgaçãoGoverno anuncia bolsa de incentivo durante premiação da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa(Imagem:Divulgação)

“Estou feliz por esta conquista e agradeço ao meu professor de língua portuguesa. Esta medalha é o resultado dos nossos estudos e deste incentivo. Para mim, o maior prêmio tem sido a viagem até este evento e, independentemente da medalha, estou feliz por participar deste momento”, frisou a estudante medalhista.

O trabalho dos professores de língua portuguesa que acompanham os estudantes participantes da imersão foi reconhecido na olimpíada. Todos os 64 professores receberam a certificação de menção honrosa durante a cerimônia.
Imagem: DivulgaçãoGoverno anuncia bolsa de incentivo durante premiação da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa(Imagem:Divulgação)

Em um segundo momento do evento, aconteceu o encerramento da Gincana Saeb com a participação especial do Super-Saeb, personagem criado pelo aluno José Carlos Lopes Resende, do Ceti Professor Antonio Tarcísio e Silva, com objetivo de mobilizar e engajar os estudantes das escolas estaduais e nas redes sociais para a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que terão início no próximo dia 23 de outubro.

A programação contou ainda com a palestra motivacional da judoca piauiense Sarah Menezes, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e com um show de humor de Amauri Jucá.
Imagem: DivulgaçãoGoverno anuncia bolsa de incentivo durante premiação da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa(Imagem:Divulgação)


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estudantes, saeb, olinpi