Governador recebe estudantes diplomados para o Parlamento do Futuro, nesta quarta (28)

27/02/2024 17h19


Fonte Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles irá receber, nesta quarta-feira (28), às 9h, em solenidade no Palácio de Karnak, os alunos da Rede Estadual de Ensino que foram diplomados através do programa Parlamento do Futuro. A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI), para proporcionar aos estudantes a experiência de viver o dia a dia de um parlamentar piauiense.

Ao todo, 30 estudantes da Seduc, com idades entre 16 a 19 anos, regularmente matriculados, se mobilizaram simulando o processo eleitoral, com candidaturas em partidos temáticos e realização de campanhas eleitorais, culminando nas eleições que aconteceram no dia 21 de novembro. Os estudantes eleitos foram diplomados pelo (TRE) nesta segunda-feira (26), como jovens deputados e deputadas estaduais.
Imagem: Ascom AlepiPrograma simula a experiência da jornada eleitoral desde a formação de partidos políticos à experiência no plenário da Assembleia Legislativa.(Imagem:Ascom Alepi)Programa simula a experiência da jornada eleitoral desde a formação de partidos políticos à experiência no plenário da Assembleia Legislativa.

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, ocorre a "Jornada Parlamentar", que inclui a diplomação pelo TRE e a posse na Alepi. Durante este período, os estudantes experimentam a rotina parlamentar, participando da eleição da mesa diretora, com proposição de projetos de lei, discussões na Comissão de Constituição e Justiça, e votação dos projetos em plenário.

Os projetos desenvolvidos, apresentados e aprovados pelos jovens deputados serão levados aos gabinetes dos deputados para, se selecionados, serem votados em sessão oficial. Se aprovados, os projetos serão sancionados pelo Governo do Estado.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews