Governador premia 50 escolas de melhor desempenho

01/07/2025 14h51


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Gabriel PaulinoPremiação ocorreu durante a 4ª edição do Gestão que Transforma, evento que consagra as escolas da rede estadual com os melhores resultados no Idepi em 2024.(Imagem:Gabriel Paulino)Premiação ocorreu durante a 4ª edição do Gestão que Transforma, evento que consagra as escolas da rede estadual com os melhores resultados no Idepi em 2024.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou, nesta terça-feira (1º), no Teresina Hall, a 4ª edição do Gestão que Transforma, evento que consagra as escolas da rede estadual com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi) em 2024. A cerimônia contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário da Educação, Washington Bandeira, lideranças escolares e mais de mil participantes entre gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos educacionais.

Durante a solenidade, 50 escolas foram premiadas pelos avanços na aprendizagem, com destaque para a equidade e consistência nos resultados. Os servidores das unidades agraciadas foram premiados e vão receber um 14º salário, enquanto os estudantes que participaram da avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) em 2024, foram premiados com o equivalente a um salário mínimo.

Confira aqui a lista das escolas premiadas.

Para o governador Rafael Fonteles, o momento representa mais do que o reconhecimento dos resultados. “A cada semestre, nos reunimos com os gestores das mais de 600 escolas da rede estadual para alinhar ações e garantir que o que é planejado pelo governo chegue à ponta. Os diretores e coordenadores são os maestros desse processo. Além da aprendizagem e da infraestrutura, trabalhamos a formação completa dos nossos jovens. Hoje também premiamos as escolas com melhor desempenho, com 14º salário para os servidores e prêmio para os alunos, valorizando o mérito em todas as gerências regionais”, explicou o gestor.
Imagem: Gabriel PaulinoGovernador premia 50 escolas de melhor desempenho com 14º salário para servidores e valor de um salário para estudantes(Imagem:Gabriel Paulino)

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o fortalecimento das metas e o reconhecimento das boas práticas educacionais. “Estamos na 4ª edição do maior encontro de gestores escolares do Piauí, reunindo representantes dos 224 municípios para alinhar metas, ações e práticas inovadoras. Também fazemos aqui a premiação do Idepi, reconhecendo as 50 melhores escolas e as três melhores gerências regionais. O Piauí já é o 1º do Nordeste e 4º do Brasil, e queremos chegar ao topo nacional”, disse o gestor, afirmando que, a partir deste ano, qualquer escola que atingir sua meta também será premiada.
Imagem: Gabriel PaulinoRafael Fonteles e Washington Bandeira(Imagem:Gabriel Paulino)Rafael Fonteles e Washington Bandeira

Deusenira Santos, diretora do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, no bairro Morada Nova, em Teresina, escola que conquistou o 1º lugar entre as 50 melhores no Idepi, destacou o protagonismo coletivo no resultado.

“Esse resultado reflete o trabalho de muitos protagonistas. O aluno é o centro, mas temos o apoio do Governo do Estado, professores, equipe administrativa e famílias presentes. Trabalhamos projetos que colocam o aluno como protagonista, buscando soluções e entendendo o valor do que aprendem. Planejamos muito, discutimos resultados com alunos, apresentamos para as famílias, e mostramos que sonhos são possíveis com metas e dedicação”, frisou a gestora.
Imagem: Gabriel PaulinoGovernador premia 50 escolas de melhor desempenho com 14º salário para servidores e valor de um salário para estudantes(Imagem:Gabriel Paulino)

Francineth Medeiros, do Ceti Professora Júlia Nunes Alves, em Teresina, também celebrou a conquista. “Além de mostrar que estamos no caminho certo, essa premiação motiva. O reconhecimento é bom, e o financeiro também. Professores, servidores e alunos são premiados, o que nos estimula a continuar buscando o primeiro lugar do Brasil. Em 2023, subimos do 34º para o 12º lugar, uma melhoria significativa. Temos 66 servidores, entre professores e administrativo, e 410 alunos do fundamental e médio. A meta é estar entre os melhores do país”, reforçou a diretora.
Imagem: Gabriel PaulinoGovernador premia 50 escolas de melhor desempenho com 14º salário para servidores e valor de um salário para estudantes(Imagem:Gabriel Paulino)

Um dos destaques desta edição foi a apresentação dos resultados da Missão Singapura, que levou gestores e técnicos à Ásia para conhecer experiências educacionais de sucesso. A proposta foi adaptar os aprendizados ao contexto piauiense, com ênfase na formação docente, liderança escolar e melhoria dos indicadores de aprendizagem. Além das premiações, a programação do evento também contou com painéis temáticos, debates com especialistas, simulações práticas de rotina escolar e análise de dados pedagógicos.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: gestores, escolas, educa??o