Gestores que inspiram: o papel dos diretores na universalização do ensino de tempo integral no Piau
13/11/2025 08h56Fonte Governo do PiauÃ
Por trás dos bons resultados que colocam o Piauí entre os melhores do Brasil estão gestores que lideram equipes, acolhem estudantes, aproximam as famílias da escola e garantem que o tempo integral seja mais do que a ampliação da jornada.O Piauí celebrou, nessa quarta-feira (12), o Dia do Diretor Escolar, reconhecendo o papel essencial desses profissionais que estão à frente da maior transformação da educação pública do Estado: a universalização do ensino médio em tempo integral. Por trás dos bons resultados que colocam o Piauí entre os melhores do Brasil estão gestores que lideram equipes, acolhem estudantes, aproximam as famílias da escola e garantem que o tempo integral seja mais do que a ampliação da jornada, seja uma experiência que transforma vidas.
No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Liceu Parnaibano, em Parnaíba, o diretor Fernando Lima conta que a chegada do modelo de tempo integral, em 2024, impulsionou uma nova dinâmica na comunidade escolar. “A rotina mudou completamente. Os estudantes agora têm mais tempo na escola e participam de projetos, oficinas e atividades que ampliam horizontes. Alguns deles chegaram até a participar de intercâmbios depois de vencer o Seduckathon. É gratificante ver o quanto cresceram”, afirma.
Imagem: Ascom Seduc

Em Teresina, a gestora Deusenira Sousa, do Ceti João Henrique de Almeida Sousa, uma das primeiras escolas de tempo integral do Piauí, destaca que o trabalho do diretor em uma escola com esse modelo exige um olhar ainda mais atento e integrado.
“Gerir uma escola de tempo integral é diferente de uma escola regular, porque estamos presentes em todos os momentos da rotina dos estudantes, do acolhimento às atividades pedagógicas, culturais, esportivas e até na alimentação. É um trabalho de acompanhamento constante, que envolve toda a comunidade escolar”, explica Deusenira. Para ela, o segredo está na força da gestão e na união da equipe. “Nada disso seria possível sem o comprometimento dos professores e de todos que fazem parte da escola.”
Em Cocal dos Alves, o diretor Darkson Vieira, do Ceti Augustinho Brandão, referência nacional em resultados, destaca que o envolvimento da comunidade escolar é o que faz o trabalho da gestão dar certo. “O diretor é o elo entre alunos, professores e famílias. Quando todos compreendem o valor do tempo integral, a escola se transforma em um espaço de pertencimento e oportunidades”, afirma.
Imagem: Ascom Seduc
Darkson Vieira
Darkson VieiraO secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que os diretores são peças-chave na revolução educacional que o Piauí vive. “O tempo integral é muito mais do que uma mudança de horário. É uma transformação profunda no jeito de ensinar e aprender. Nossos diretores são líderes dessa mudança. Com dedicação e amor pela Educação, eles transformam cada escola em um espaço de acolhimento, inovação e esperança. Essa é a verdadeira revolução educacional que o Piauí está realizando”, destacou.
Em reconhecimento ao trabalho desses profissionais, o Governo do Estado reajustou, em 2025, a gratificação dos diretores das Escolas de Tempo Integral, que passou de R$ 1.500,00 para R$ 2.000,00 para aqueles que atuam em regime de dedicação exclusiva.
Os resultados já refletem esse esforço coletivo: o Piauí ocupa o 1º lugar no Nordeste e o 4º lugar no Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2023, um marco histórico que traduz o trabalho de uma rede unida em torno do propósito comum de transformar vidas de crianças, jovens e adultos por meio da Educação.
Imagem: Ascom Seduc

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook










