Gestores do Piauí discutem Plano Nacional de Educação 2024-2034

29/07/2022 15h00


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarGestores do Piauí discutem Plano Nacional de Educação 2024-2034(Imagem:Reprodução)Gestores do Piauí discutem Plano Nacional de Educação 2024-2034

Os gestores da educação pública no Piauí estiveram reunidos para discutir as novas diretrizes, metas e estratégias norteadoras para os próximos dez anos no Estado. O fortalecimento da educação foi pauta na IV edição do Conferência Estadual de Educação do Piauí, realizada nesta quinta-feira (28).

A Conferência estadual abre discussão sobre as políticas públicas para a elaboração do Plano Nacional de Educação 2024-2034.

Este encontro delibera o Documento Referencia já discutido nas conferências municipal e intermunicipais, que antecedem a IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022, que tem como tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. A IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 será realizada no mês de novembro de 2022, em Brasília.

Propostas

O secretário de Educação no município de Pau Darco, Pedro Alves da Silva, elogia as propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação.

“Nós tivemos vários avanços. O estado do Piauí avançou muito com seus municípios conseguindo a universalização do acesso à educação infantil. Lideramos o ranking de maior acesso de crianças de zero a seis anos na educação infantil. Avançamos também na questão do IDEB, temos vários municípios que estão com o IDEB entre cinco e seis, atingindo as suas metas. Outra evolução foi a expansão da educação profissional, mas precisamos avançar ainda mais na qualificação e valorização dos profissionais da educação”, relata o secretário.

Pedro Alves destaca ainda a CONAE como um espaço democrático onde os municípios podem imprimir a sua realidade, num contexto para a construção de um novo Plano Nacional de Educação.

“Daqui a dois anos finalizaremos a vigência do Plano Nacional de Educação e estamos nos preparando para construir o próximo plano, para o próximo decênio. É o momento de conferir os resultados, quais foram as metas, as estratégias que os municípios conseguiram aferir bons resultados e assim traçar e planejar, tendo por base a nova realidade, porque nós sabemos que a sociedade muda constantemente, a partir de vários fatores econômicos, sociais, políticos, pandêmicos e isso deve estar dentro dessa pauta, desse escopo para que os municípios se organizem. Sabemos que as políticas públicas foram um sucesso quando elas chegaram em quem realmente precisa”, completa o secretário municipal.

Na Conferência foram discutidos os documentos que permitem uma reflexão da comunidade e suas representações nos municípios e Estados sobre a educação e seus de Planos de Educação, principalmente no período pós-pandemia.

Diretora destaca importância do Canal Educação

A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, reforça a parceria na realização da conferência e a importância do Canal Educação no auxílio aos municípios.

“É um momento de extrema relevância, porque ele vai balizar, selar todas as diretrizes e metas, estratégias, realizar aditivos nas etapas anteriores e agora a gente faz a aprovação desse documento base para construir a próxima etapa, que é a etapa nacional. O Piauí vem avançando muitos nos números, a gente tem dados muito importantes, mas não podemos deixar de considerar que nós ainda precisamos pensar estratégias e metas, especialmente para as modalidades de educação infantil, ensino fundamental, das séries iniciais e a Secretaria de Educação vem sempre apoiando especialmente no que diz respeito as parcerias entre os entes, para que o Piauí consiga realmente continuar avançando nas metas e nos resultados da aprendizagem dos estudantes”, revela a diretora.

Viviane Carvalhedo acrescenta que o Canal Educação e a mediação tecnológica serão discutidos dentro desse plano, no eixo dois, que trata de tecnologias educacionais. “Os mediadores e moderadores constituíram as salas para pensar estratégias e metas. São pessoas que estão intrinsecamente ligadas ao Canal Educação, que pensam as tecnologias educacionais e como a capilaridade desse Centro de Mídias pode apoiar todo o estado, os municípios e até outras instituições a fazer uso para melhorar, para avançar nos nossos índices”, finaliza.

A programação reuniu os conferencistas representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e Conferência Nacional de Educação (CONAE).

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: plano, confer?ncia, educa??o