Gerências Regionais realizam encontros pedagógicos nas escolas para início do ano letivo

28/01/2023 12h03


Fonte Seduc PI

Imagem: DivulgaçãoGerências Regionais realizam encontros pedagógicos nas escolas para início do ano letivo.(Imagem:Divulgação)

Escolas e gerências regionais de educação de todo o Piauí estão vivenciando, desde a segunda-feira (23), uma maratona de formações, com apoio de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na preparação para o início do ano letivo de 2023. Nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27) foi a vez das Gerências Regionais de Educação (GRE´s) realizarem encontros pedagógicos nas escolas para alinhar programas e projetos.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, explica que a secretaria, por meio de sua superintendência e diretorias de ensino, organizou em duas semanas de formação intensiva com vistas ao início do ano letivo de 2023, com previsão para o dia 6 de fevereiro.

“Entre os dias 23 e 25 de janeiro aconteceram as formações híbridas, com público presencial e on-line, entre as equipes das superintendências, diretoria de ensino e os gestores regionais. Nos 26 a 27 de janeiro, as gerências realizaram um desdobramento do que apresentamos com as escolas de sua jurisdição. A Semana Pedagógica será realizada no núcleo escolar de 30 de janeiro até 3 de fevereiro”
, comenta a diretora.

A gerente da 19ª GRE, Marlene Silva, destaca que a formação contou com a participação da dupla gestora de todas as escolas da zona sul de Teresina. “Nós já escalamos os nossos técnicos que irão participar das formações nas escolas. As orientações foram todas repassadas para que todos sejam multiplicadores no interior da escola com os trabalhadores em educação. A orientação foi dada, não somente para fazer a semana pedagógica com os professores, mas com todos os servidores da escola, desde o agente de portaria, que é o cartão de visita da escola, que é quem recepciona os alunos, até o servidor que prepara a merenda escolar para receber os alunos”, observa a gerente.

Os encontros dessa semana abordaram temas como calendário escolar, recursos, orientações das disciplinas eletivas, trilhas e itinerários formativos do novo ensino médio, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículo, diversidade, educação especial, cardápio, Pré-Enem, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), com foco no ensino aprendizagem e nos resultado.

A gerente da 1ª GRE, de Parnaíba, Aurilene Vieira, informa que o encontro trouxe todo um panorama dos programas que a Seduc hoje desenvolve nas escolas e com expectativa positiva para o início do ano letivo de 2023. “Compartilhamos todas as orientações para que gestores e coordenadores escolares possam, a partir de segunda-feira, iniciar a semana pedagógica nas escolas com segurança e apoio técnico da 1ª GRE”, diz. O superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral, também participou da formação em Parnaíba.

O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), Paulo Henrique Pinheiro, levou a Campo Maior a mensagem do secretário da Educação, Washington Bandeira, sobre a necessidade de um planejamento participativo e integrado ao Programa de Governo.

“Visitei, nesta sexta-feira (27), o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cândido Borges Castelo Branco, em Campo Maior, para participar da reunião pedagógica da 5ª GRE, com diretores e diretoras de Campo Maior, Sigefredo Pacheco, Boqueirão, Nazaré do Piauí e Jatobá do Piauí. A professora e gerente da GRE, Lucimary Medeiros, conduziu os trabalhos focados nas metas educacionais estabelecidas no Programa de Governo do governador Rafael Fonteles”, relata o superintendente.

O superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral, destaca que é preciso que todos se esforcem para tornar a escola um ambiente acolhedor, que facilite o estabelecimento de relações sólidas e saudáveis entre professores e estudantes, que contribua para os processos educacionais.

“É importante que todos colaborem e façam com que essa vontade e esse espírito ecoem lá na sala de aula e de fato tenhamos o envolvimento dos professores para o engajamento nesse projeto e que, assim, os alunos possam sentir-se cada vez mais encorajados pelos seus estudos. Estamos aqui para demonstrar esse interesse de toda a secretaria e de todo estado, para que possamos começar esse trabalho de forma bastante coletiva, dialogada, com a participação de todos”,
afirma o superintendente de Educação Básica.

A professora Regiane Aires, atualmente na coordenação pedagógica integrando a equipe do CEEP de Floriano, parabeniza a Seduc e a 10ª GRE pela Semana Pedagógica. “Eu quero aqui parabenizar a equipe da 10ª GRE pelo excelente trabalho desenvolvido na semana pedagógica, foram momentos de muito aprendizado, momentos esclarecedores, importantes para esse início de ano letivo. Então sou muito grata pela participação”, finaliza.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: ensino, semana, seduc