Fui mal no primeiro dia de Enem, e agora? Professor orienta candidatos para segundo dia de prova

08/11/2023 11h57


Fonte G1 PI

Imagem: Vivianna Cruz/ Rede ClubeProfessor de matemática Chaguinha.(Imagem:Vivianna Cruz/ Rede Clube)Professor de matemática Chaguinha.

Você acredita que foi mal no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023? Não desanime. O professor Francisco das Chagas, o Chaguinha, de matemática, do Colégio Equação Certa, orientou que manter o foco é fundamental para ter um bom desempenho no segundo dia de exame, assim, as chances de aprovação aumentam.

ENTRE NA COMUNIDADE DO INGRESSO UNIVERSITÁRIO NO WHATSAPP.

"Esqueça o primeiro dia. Não fique pensando naquilo que deveria ter feito, que poderia ter sido feito, agora é focar no que você ainda pode fazer. Procurar gabaritos e vários sistemas de ensino para corrigir o primeiro dia, bem como estar atrás de professores de redação, para analisar sua redação, de nada vai ajudar nessa reta final", explicou.

A dica do professor é focar, nessa reta final, nas revisões para o segundo dia de provas, para as áreas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias.

Além disso, não tem como saber o resultado da prova apenas pela quantidade de respostas certas, devido o método de correção do Enem. Por esse modelo, são atribuídas pontuações diferentes às questões da prova dependendo do seu nível de dificuldade.

Esse método de correção é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).

TRI

O método Teoria de Resposta ao Item (TRI) é utilizado no mundo todo, e começou a ser aplicado no Brasil em 2009 para atender a uma necessidade de garantir uma pontuação mais justa na prova, evitando beneficiar candidatos que acertavam questões pelo famoso “chute”.

Para calcular a nota, é estabelecido primeiramente o nível de dificuldade de cada questão, que varia entre FÁCIL, MÉDIO, DIFÍCIL. Cada questão é colocada em uma dessas definições com base na quantidade de acertos geral - entre todos os candidatos.

Na prática, quanto mais pessoas acertaram uma questão específica, mais fácil ela será. O algoritmo considera essa informação para estabelecer se o acerto de uma questão foi, de fato, por conhecimento sobre o assunto ou por “chute”, e dá pontuações diferentes dependendo dos padrões de respostas do candidato sobre essa mesma questão.

Descansar faz bem

Outra coisa importante antes da última etapa é tirar um tempo para relaxar. É necessário que o aluno descanse e faça algo prazeroso para driblar a ansiedade.

Algumas das orientações das especialistas incluem:
  • se afastar das redes sociais;
  • evitar comentários de outros candidatos sobre o primeiro dia de prova;
  • fugir de qualquer tipo de conflito;
  • ficar com pessoas que o deixem feliz e confortável;
  • fazer atividades físicas leves;
  • comer alimentos da sua dieta habitual; e
  • acessar conteúdos diferentes dos aferidos no exame.
Essa estratégia ajuda o aluno se a concentrar mais e ter um desempenho melhor no dia do exame.

Enem 2023

Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.

O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.

Dia 5 de novembro:
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
  • Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.

Dia 12 de novembro:
  • Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
Outras datas
  • Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13/12/2023
  • Divulgação do Gabarito: 24/11/2023
  • Resultados: 16/01/2024

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: candidatos, exame, prova