Fórum debate potencialidades para oferta de educação profissional no Piauí

06/09/2023 15h11


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoFórum debate potencialidades para oferta de educação profissional no Piauí.(Imagem:Divulgação)Fórum debate potencialidades para oferta de educação profissional no Piauí.

O desenvolvimento do cenário produtivo do Piauí, norteado pela oferta de cursos técnicos, foi pauta do primeiro encontro do Fórum de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica do Estado do Piauí (FEPT-PI). O Fórum aconteceu nesta terça-feira (5), no auditório da Escola Fazendária.

No primeiro encontro do órgão colegiado, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, pontuou a promoção de estudos sobre a oferta da educação profissional ligada às potencialidades produtivas do estado. “A ideia é criar um panorama quanto à oferta dos cursos profissionais no estado para que possamos organizar as sobreposições pela gestão pública, instituições educacionais e iniciativa privada. Com esta coalizão, cada ente pode assumir suas competências estruturais e pedagógicas e quais novos cursos serão ofertados”, afirmou o secretário.

O cenário de oferta dos cursos e os encaminhamentos para a cooperação entre os parceiros foram apresentados pelos representantes de cada instituição integrante do Fórum, que foi instituído pelo decreto Nº 22.082, de 18 de maio de 2023.

Durante a agenda de trabalho, as instituições que compõem o Fórum deverão propor novas ofertas de educação profissional técnica e tecnológica de modo eficiente para cada território de desenvolvimento.

“Em cada reunião será discutida uma área temática e como construir uma oferta de curso técnico envolvendo as entidades parceiras. Assim, iremos alinhar estes cursos aos potenciais territórios de desenvolvimento do nosso estado, com destaque para as cadeias produtivas determinadas pelo governador Rafael Fonteles, que são o turismo, energias renováveis, agrotécnica e tecnologia da informação”, informou o secretário Washington Bandeira.
Imagem: DivulgaçãoFórum debate potencialidades para oferta de educação profissional no Piauí.(Imagem:Divulgação)Fórum debate potencialidades para oferta de educação profissional no Piauí.

Parcerias

No evento o secretário da Educação, Washington Bandeira, assinou um memorando de entendimento entre a Seduc e o Sest Senat de Picos, com o objetivo de montar equipes de trabalho para formatarem o termo de convênio entre as instituições para oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a oferta de Educação Técnica e Profissional no município de Picos. A partir do documento, a sede do Sest Senat passa a atender de modo compartilhado a formação básica e profissional.

Além da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, integram o FEPT-PI as seguintes instituições:

– Conselho Estadual de Educação – CEE/PI;

– Universidade Estadual do Piauí – Uespi;

– Universidade Federal do Piauí – Ufpi;

– Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Ifpi;

– Instituições que integram o Sistema S;

– Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí – Sinepe/PI;

– Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos – Sasc;

– Investe Piauí;

– Associação Piauiense de Municípios – APPM;

– União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime;

– Universidade Aberta do Piauí – UAPI;

– Universidade Aberta do Brasil – UAB;

– Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR;

– Entidades do Terceiro Setor;

– Representantes do Setor Privado.

Imagem: DivulgaçãoFórum debate potencialidades para oferta de educação profissional no Piauí.(Imagem:Divulgação)