Estudantes vencedores do Seduckathon recebem visto para intercâmbio nos Estados Unidos

02/08/2024 17h58


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA entrega simbólica ocorreu durante a programação da Expo Favela Innovation Piauí, no Sesc Cajuína.(Imagem:Divulgação)A entrega simbólica ocorreu durante a programação da Expo Favela Innovation Piauí, no Sesc Cajuína.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, realizou, nesta sexta-feira (2), a entrega simbólica dos 35 vistos para os professores e estudantes da rede estadual de ensino vencedores do Seduckathon que irão participar do intercâmbio educacional durante os meses de setembro e outubro nos Estados Unidos. A entrega simbólica ocorreu durante a programação da Expo Favela Innovation Piauí, no Sesc Cajuína.

Aluno do 2º ano do Ensino Médio no Premem Norte, Willian Rafael é um dos vencedores do Seduckathon que irão para a Worcester Technical High School, instituição que receberá a comitiva piauiense. Ao receber o visto estadunidense, ele ressaltou o orgulho que será representar o estado durante o intercâmbio.

“Estou me sentindo muito honrado de representar o meu povo, minha terra, que é o Piauí, Teresina, o povo do São Joaquim. Eu me sinto muito orgulhoso. Não pretendo parar aqui, sempre me lembrando de onde eu vim, a minha origem e os meus antepassados”, afirmou Willian.

O secretário Washington Bandeira ressaltou que projetos como o Seduckathon são o combustível para trabalhar cada vez mais pela educação pública do Piauí. “Eu sempre converso com o governador Rafael Fonteles sobre como nós estamos tendo a oportunidade de ofertar a esses estudantes, se possível, as mesmas oportunidades que a gente teve. Então, a nossa missão é essa, isso nos motiva, nos emociona todo dia. É o que nos dá a alergia, o ânimo, a força, porque é uma missão complexa, é uma missão desafiadora”, declara Bandeira.

Seduckhaton

O Seduckathon é uma competição histórica, realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que premiou, em sua primeira edição, os estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, além dos seus respectivos professores orientadores, com um intercâmbio educacional de 30 dias, onde irão vivenciar atividades de imersão em cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.

Os estudantes enfrentaram o desafio de apresentar projetos que reúnem soluções práticas e que aprimoram a rotina escolar. O evento ocorreu de 24 a 26 de abril, no Centro de Convenções de Teresina (CCT).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook