Estudantes realizam convenções partidárias do Projeto Parlamento do Futuro

04/11/2023 10h50


Fonte Governo do Piauí

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino do Piauí deram mais um passo para a realização da eleição de jovens parlamentares: foi concluída a fase de convenções partidárias. A ação faz parte do Projeto Parlamento do Futuro, uma realização da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), através da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão (Elepi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

O projeto envolve estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das escolas estaduais das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE), espalhadas pelos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí. Até o momento, foram realizadas as convenções partidárias, as filiações aos partidos temáticos e as inscrições de candidaturas de estudantes.
Imagem: DivulgaçãoO projeto envolve estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das escolas estaduais.(Imagem:Divulgação)O projeto envolve estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das escolas estaduais.

As próximas etapas são: carga e transporte das urnas eletrônicas até as GRES, palestras de técnicos do TRE-PI nas escolas selecionadas pelo projeto, disponibilização das urnas eletrônicas nas unidades escolares, treinamento dos mesários e eleição dos parlamentares do futuro, marcada para ocorrer no dia 21 de novembro.

Ao final do processo eleitoral, 30 alunos, mais suplentes, serão selecionados para a vivência de três dias de experiências na Alepi, acompanhando os processos legislativos e os trâmites legais, com acesso ao plenário e às discussões das comissões setoriais da Casa.

O secretário Washington Bandeira comenta sobre a experiência inédita no Estado. “Queremos promover a verdadeira Educação no seu sentido integral nos quatro segmentos. Um desses segmentos educacionais é a educação cidadã, que é fortalecida com esse projeto na ética, no senso crítico, na democracia e na cidadania. Nós vamos ajudar os nossos jovens a terem uma formação cidadã melhor, sobretudo com essa vivência especial que eles terão na Assembleia Legislativa do Piauí, vivenciando o que os deputados fazem no seu dia a dia”, declarou Bandeira.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: projeto, piau?, educa??o