Estudantes piauienses iniciam imersão na China com visitas a centros de referência em tecnologia

26/11/2025 08h55


Fonte Governo do Piauí

A delegação de estudantes e professores do programa Do Piauí Para o Mundo iniciou, nessa segunda-feira (24), a imersão acadêmica e tecnológica em Xiamen, na China. O grupo, acompanhado por uma equipe da Investe Piauí, participou de visitas técnicas a dois dos principais centros de referência do país. Na oportunidade, os piauienses puderam evidenciar como a China integra IA a setores como segurança, gestão pública e análise preditiva (o processo de usar dados históricos e atuais para prever resultados futuros), áreas que também estão em expansão no Piauí.

Os estudantes e professores visitaram a Meiya Pico Information, empresa líder em inteligência artificial e big data, e depois o Hospital Cardiovascular da Universidade de Xiamen, onde conheceram aplicações avançadas de IA na saúde.

Antes das visitas, os estudantes acompanharam um discurso de boas-vindas do diretor de Mercados Asiáticos da Investe Piauí, Saullo Branco, que destacou o papel transformador da missão. “Vocês estão aqui para se transformarem e para transformar suas famílias, escolas e comunidades. A educação é o maior investimento que podemos fazer”, afirmou o gestor.
Imagem: Ascom Investe PiauíVisita à incubadora de inovação Brics em Xiamen, onde os alunos terão as aulas.(Imagem:Ascom Investe Piauí)Visita à incubadora de inovação Brics em Xiamen, onde os alunos terão as aulas.

Na Meiya Pico, os estudantes tiveram acesso a uma demonstração prática do uso de inteligência artificial e big data em larga escala, incluindo: identificação automatizada por algoritmos (gênero, idade aparente, frequência de visitas e relações de proximidade); plataformas de análise de vídeo inteligente; soluções de segurança de dados; o modelo de linguagem Tianqing Large Model (um modelo próprio de IA); e tecnologias de monitoramento e alerta aéreo por drones.

Em seguida, a delegação visitou o Hospital Cardiovascular da Universidade de Xiamen, referência nacional em medicina de alta complexidade. Lá, os estudantes conheceram sistemas de diagnóstico, monitoramento e gestão hospitalar baseados em IA, incluindo aplicações em cardiologia e análise de riscos clínicos.

Do Piauí Para o Mundo

A missão é parte do Do Piauí Para o Mundo, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e articulação internacional da Investe Piauí. Ao longo de 2025, 130 estudantes e 26 professores viverão experiências internacionais em seis países, com todas as despesas custeadas pelo Estado.

A experiência reforça o objetivo central do programa: conectar jovens piauienses ao que há de mais avançado no mundo em tecnologia, pesquisa e inovação.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao