Estudantes do Piauà celebram conquista ao embarcar para intercâmbio na Alemanha
30/08/2025 10h43Fonte Governo do PiauÃ
Cheios de sonhos e expectativas, 15 estudantes e 3 professores da rede pública de ensino estadual embarcaram, nessa sexta-feira (29), para Berlim, na Alemanha, em uma experiência de intercâmbio educacional promovida pelo Governo do Estado, por meio do Seduckathon 2025. A despedida foi marcada por emoção e palavras de incentivo de familiares e professores.Entre os jovens está Ana Maria Cardoso, estudante do Ceti João Henrique de Almeida Sousa, em Teresina. Para ela, a viagem é um misto de ansiedade e alegria. “Estou muito ansiosa para conhecer a cultura alemã e pessoas diferentes. É um verdadeiro intercâmbio cultural. Além disso, claro, estudar e aprender muito lá”, contou.
Imagem: Davi Araújo
Ana Maria Cardoso

A tia de Ana Maria, Andréia Cardoso, acompanhou o embarque da sobrinha com orgulho e emoção. “É uma grande oportunidade para ela. Era uma coisa que no passado não tinha, não se sonhava, e agora ela está tendo essa oportunidade. Torço para que seja uma grande experiência”, disse.
O grupo reúne estudantes de Fronteiras, Teresina, Esperantina, São Lourenço, Piripiri e Boa Hora, selecionados pelo desempenho nos simulados do 3º ano do ensino médio e no próprio Seduckathon.
Para Sara Sampaio Cruz, estudante do Ceti Petrônio Portela, em Esperantina, a viagem é um marco em sua vida acadêmica. “Esperamos ter uma boa viagem e aprender bastante na Alemanha. É uma oportunidade única em nossas vidas. Queremos e devemos aproveitar bem esse período”, afirmou.
Imagem: Divulgação
O grupo reúne estudantes de Fronteiras, Teresina, Esperantina, São Lourenço, Piripiri e Boa Hora.

Ao lado da filha Sara no momento da despedida, Wanderlene Sampaio Cruz reforçou a importância da experiência. “Estamos muito felizes e entusiasmados com esse intercâmbio. Quando ela ganhou, toda a família comemorou. Espero que ela volte com uma bagagem maior, rica, com conhecimento e muita experiência”, comemorou.
Já Matheus Xavier, aluno do Ceti Francisca Pereira de Sousa Moraes, em Fronteiras, relembrou a preparação intensa até o embarque. “O Seduckathon foi incrível. Tivemos uma grande imersão, especialmente em realidade virtual, fora as aulas de Inglês que tivemos até agora, onde também aprendemos sobre a cultura da Alemanha, o que fazer e não fazer, entre outras coisas. Estou muito ansioso. É um país rico em história, que eu sempre sonhei em conhecer. Quero aprender muito e visitar lugares históricos”, explicou.
Imagem: Davi Araújo
Matheus Xavier

Além dos estudantes, professores também participam da missão internacional. Para Wilton Ferreira de Araújo, professor de Robótica e Matemática no Ceti João Henrique de Almeida Sousa, a oportunidade reforça o valor do trabalho desenvolvido nas escolas da rede pública estadual. “É um sentimento indescritível, porque será muito importante para nós. Nos sentimos privilegiados. É um reconhecimento pelo trabalho e dedicação de todos que aqui estão. Queremos aprender mais para ensinar cada vez melhor. A Alemanha é um polo mundial de tecnologia, com muito a nos ensinar”, destacou o professor.
Imagem: Davi Araújo
Wilton Ferreira de Araújo

Durante a imersão no MotionLab.Berlin, um dos principais hubs de inovação e prototipagem da Europa, os estudantes terão contato direto com áreas como impressão 3D, design sustentável, processos de inovação, Design Thinking, carpintaria e metalurgia, com a orientação de profissionais em parceria com o TUMO Portugal. A programação inclui oficinas especializadas, workshops técnicos, espaços de coworking e uma forte conexão com a indústria e o setor empresarial, ampliando a visão dos jovens sobre tecnologia, criatividade e empreendedorismo.
Além da programação técnica, os jovens também terão momentos de imersão cultural, onde visitarão locais emblemáticos como o Berliner Fernsehturm, o Anne Frank Zentrum, o Tränenpalast (antigo ponto de passagem entre Berlim Oriental e Ocidental), além de museus, parques e espaços gastronômicos que revelam a história e os sabores da Alemanha.
Imagem: Gabriel Paulino

O intercâmbio faz parte de um programa que, ao longo de 2025, levará 130 estudantes da rede pública para seis países (Portugal, China, Alemanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos) com suporte completo de logística, hospedagem e acompanhamento pedagógico garantido pela Secretaria da Educação (Seduc).
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao