Estudantes de Oeiras e São João da Varjota recebem tablets para acessar plataforma Educar Nestante

30/04/2022 12h26


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoOs aparelhos permitem que os alunos assistam em casa. A internet só é necessária uma única vez.(Imagem:Divulgação)Os aparelhos permitem que os alunos assistam em casa. A internet só é necessária uma única vez.

Estudantes de cinco escolas da região do Vale do Sambito irão cursar a disciplina Projeto de Vida, que compõe o currículo do novo ensino médio por meio da plataforma web Educar Nestante. Nessa sexta-feira (29), foi realizado o lançamento oficial do orojeto e a entrega de tablets para os alunos das escolas agrícolas de Oeiras e de São João da Varjota.

O projeto é uma realização do Instituto Ubíqua com o apoio da Brücke Le Pont e do Fundo Solidário Suíço (Swiss Solidarity) e conta com a parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação. Nessa etapa do Educar Nestante, além das duas escolas agrícolas de Oeiras e São João da Varjota, também estão incluídas as escolas estaduais: São João Batista (São João da Varjota) , São Sebastião (Tanque do Piauí) e Dom Edilberto ( Santa Rosa).

A diretora de ensino aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes, esteve no evento e destacou a importância da parceria, ressaltando que projetos como esse agregam para as escolas e estudantes.

“O Educar Nestante vem diante do contexto em que viemos de uma pandemia e verificamos a importância de qualificar também o ensino a distância. Embora, inicialmente sejam cinco escolas-piloto, evidência sua importância no tocante ao seu processo de ensino aprendizagem. A própria implementação do novo ensino médio coloca o estudante como protagonista de seu processo de conhecimento A plataforma não é apenas o meio, mas também o alinhamento entre estudantes e professores no processo”,
disse Maria.

O presidente do Instituto Ubíqua, Jessé Barbosa, explica que a plataforma Educar Nestante é baseada em três estratégias metodológica que já funcionam há muito tempo e que o Instituto teve a ideia de juntá-las.

“A primeira é a sala de aula invertida onde os alunos estudam antes do encontro com os professores e o principal efeito disso é que a aula deixa de ser um momento de repassar conteúdo e passa a ser um momento para debater, aprofundar e construir novos conhecimentos. Isso é uma evolução para a educação, pois a educação do século XXI precisa da atitude também do professor de se preparar para esse momento”,
afirma Jessé.

A outra estratégia é a aprendizagem Ubíqua, em que aluno vai poder estudar em qualquer lugar, a qualquer momento por que a plataforma não precisa de internet para acessar o conteúdo.

“Ele precisa de internet uma vez apenas e depois pode assistir na roça, em qualquer lugar”, disse o presidente.

A terceira e última são os diálogos de Paulo Freire, que toda educação tem que partir de algo concreto. “Esse é um marco para educação da região” enfatizou Jessé.

Ao todo, aproximadamente 200 alunos estão participando do Projeto. A aluna Wiliane Aquino, que reside na Comunidade Quilombola Pote, em São João da Varjota, destacou a dificuldade que passou na pandemia, por não ter internet em casa.

“A minha maior dificuldade e da maioria dos alunos com certeza era a falta de internet. E agora com o tablet e aplicativo que funciona offline, acredito que vai melhorar muito. Estou com muita expectativa também para essa nova metodologia em que vamos debater na sala de aula”, disse a estudante.

Para a aluna Lorena Soares, o tablet vai ser uma grande ajuda, porque ela dividia o celular com o irmão.

“Na minha comunidade o sinal não pega direito e temos que ir as casas de parentes para fazer as atividades escolares. Estou feliz por que não vou precisar mais dividir o celular com meu irmão e vou poder assistir a aula em casa no meu tablet”, comemorou


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: projeto, ensino, alunos