Estudantes de escola pública no PI conquistam medalha de ouro e bronze em Olimpíada Nacional de Ciên

20/10/2022 14h25


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEstudantes de escola pública no PI conquistam medalha de ouro e menção honrosa em Olimpíada Nacional de Ciências(Imagem:Reprodução)Estudantes de escola pública no PI conquistam medalha de ouro e menção honrosa em Olimpíada Nacional de Ciências

O estudante do 3º ano do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, Francisco Rafael Gomes Lima conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022. Além dele, dois alunos da escola ganharam menção honrosa.

As provas foram realizadas de maneira online, nos meses de agosto e setembro deste ano, e se destinam a estudantes do 6ª ano ao 9º do Ensino Fundamental e do ensino médio. Nesta quinta-feira (20), os jovens contaram sobre a rotina de estudos e a alegria de receber o prêmio.

Medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no início deste ano, Francisco Rafael destacou que o incentivo para buscar outras competições de conhecimento veio de professores. O jovem, que se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deseja cursar medicina.

“Tenho muito a agradecer pela escola ter me incentivado em todo esse processo de aprendizagem e de entrada em Olimpíadas. Sempre tive um apego muito grande à matéria, sempre gostei muito da Ciências da Natureza como um todo”, comentou.

“A preparação parte muito de usar outros vestibulares, se basear em provas antigas e procurar estudar o que geralmente cai”, destacou.

Arielly Lima Vieira Brandão e Marcos Kaua da Silva, também no último ano do ensino médio do Ceti Cônego Cardoso, receberam menção honrosa na ONC 2022.

“Fiquei bastante feliz. Não estava tão confiante. Quando passei pra segunda fase [da Olimpíada], fiquei até desacreditada. A gente competiu a nível nacional, com alunos de escolas privadas, que a gente sabe que têm bastante potencial. Mas a gente também tem e tá mostrando isso agora. A gente tá garantindo nosso lugar e vai conseguir muito mais”, declarou Arielly.

O professor de química da instituição, Adelino Quaresma de Amorim Neto, acredita no bom desempenho dos alunos e, como forma de encorajamento, busca sempre estar disponível para tirar dúvidas.

“Eu vejo em cada um dos meus alunos tudo aquilo que eu sonhava para mim enquanto aluno. Eu hoje estou vendo essa realidade, colhendo o fruto que foi plantado lá atrás. E vejo que Rafael será o próximo médico do Piauí”, completou.

Confira as dicas dos estudantes para candidatos à vestibulares:

  1. Busque edições anteriores da avaliação e foque em estudar conteúdos recorrentes;
  2. Exercite questões e crie estratégias, esteja adaptado a responder simulados, inclusive online;
  3. Frequente aulas de reforço e de revisão.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: alunos, nacional, olimp?ada