Estudantes de Castelo do Piauà apresentam pesquisas em congresso nacional
14/10/2025 09h34Fonte Governo do PiauÃ
O protagonismo dos estudantes da Rede Estadual do Piauí segue ganhando espaço em eventos de alcance nacional. No período de 3 a 5 de outubro, três jovens do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, de Castelo do Piauí, representaram o estado no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em Recife (PE), com dois trabalhos científicos que abordam sustentabilidade e práticas educativas transformadoras.Os estudantes José Olavo, Mylla Beatriz e Iulla Miguel, da 3ª série do ensino médio, orientados pelo professor William Liarte, apresentaram as pesquisas “Agroindústria Familiar e Desenvolvimento Sustentável: uma experiência educacional em Castelo do Piauí” e “O movimento social como espaço educativo nas aulas de sociologia: prática educativa em Castelo do Piauí”.
O primeiro estudo foi desenvolvido dentro do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr.), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Fapepi, e analisa o papel das agroindústrias familiares no município a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Participar do CONEDU foi uma experiência única. Representar nossa escola e o Piauí em um evento tão grande nos fez perceber o quanto a educação transforma e nos prepara para o futuro”, contou o estudante José Olavo.
Imagem: Divulgação
Estudantes do Ceti Cônego Cardoso, de Castelo do Piauí, acompanhados do professor William Liarte, durante apresentação de trabalhos no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em Recife (PE).

O professor William Liarte falou sobre o incentivo da Seduc. “A Seduc tem sido uma parceira fundamental, sempre nos motivando a ir além dos muros da escola com nossas produções. Esse apoio é o que permite que nossos estudantes cheguem tão longe”, afirmou.
Reconhecido como o único Centro de Ciências Humanas da Rede Estadual, o projeto do Ceti Cônego Cardoso se destaca por incentivar o pensamento crítico, a pesquisa e a formação cidadã dos estudantes, reforçando o compromisso da Educação do Piauí em unir conhecimento, inovação e protagonismo estudantil.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que iniciativas como essa mostram o impacto da política de universalização das Escolas de Tempo Integral e do incentivo à pesquisa científica na Educação Básica. “O que estamos vivendo hoje no Piauí é uma verdadeira revolução educacional. Nossos estudantes estão desenvolvendo pesquisas, inovando e mostrando ao Brasil o potencial da nossa rede pública. A política de Tempo Integral, integrada à Educação Profissional e à iniciação científica, garante oportunidades reais e coloca o Piauí entre as maiores referências nacionais em Educação. Tudo isso é resultado do trabalho coletivo de professores comprometidos e estudantes protagonistas”, afirmou.
O Programa PIBIC Jr., desenvolvido em parceria entre a Seduc e a Fapepi, destina mais de R$ 2 milhões em bolsas de iniciação científica para 500 estudantes e 125 professores orientadores em todo o estado. O programa incentiva o pensamento crítico e a curiosidade científica desde o ensino médio, aproximando os jovens da pesquisa e de projetos que impactam suas comunidades.
Com o fortalecimento das escolas de tempo integral e o investimento em iniciação científica, o Piauí consolida um modelo de ensino que une formação acadêmica, protagonismo juvenil e compromisso social, formando jovens capazes de transformar suas realidades com base no conhecimento.
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao