Estudantes da Uespi serão agentes mobilizadores na 2ª fase do OPA

25/07/2023 10h45


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Divulgação50 estudantes de graduação da Uespi em Teresina e Parnaíba irão auxiliar a população na etapa de votação.(Imagem:Divulgação)50 estudantes de graduação da Uespi em Teresina e Parnaíba irão auxiliar a população na etapa de votação.

A segunda fase do OPA, programa estadual de Orçamento Participativo, começa em breve. Será a etapa de votação popular, onde a sociedade elege, dentre as propostas selecionadas, aquela que deseja ver executada em sua cidade. Ao todo, foram 223 entidades cadastradas, que lançaram 571 propostas, dessas, 358 estão aptas para ir a voto popular a partir do dia 1º de agosto.

Para auxiliar nessa a segunda fase do programa, a Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan) selecionou 50 estudantes dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí, dos campi de Teresina e Parnaíba. “Eles vão atuar como agentes mobilizadores, auxiliando a população nas cabines móveis de votação e também com o recurso tecnológico, já que todo o processo é online”, explicou Enia Meneses, diretora do Orçamento Participativo da Seplan.

A seleção obedece às normas estabelecidas pela Lei 11.788/2008 (Lei de Estágio de Estudantes) e Resolução CEPEX 004/2021. Desta forma, os estudantes são remunerados pelo Estado e cumprem 5 horas diárias pelo período de um mês.

Antes de iniciarem, os selecionados passaram por um treinamento, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) na sede da Seplan. Eles conheceram a plataforma parceira, o Colab, e o passo-a-passo para auxílio da população nessa fase. Será possível votar pelo site ou aplicativo Colab, além do whatsapp.

Wanderson Costa, aluno do curso de Geografia da Uespi, foi um dos selecionados para o estágio como agente OPA. “Dentro da nossa grade trabalhamos também com planejamento, então me inscrevi nesse estágio para ter a oportunidade de participar da construção desse mecanismos, que traz a sociedade para as tomadas de decisão”, comentou o estudante.

A etapa de votação popular do OPA começa em 1º de agosto e qualquer pessoa com mais de 16 anos e com CPF, residente em Teresina e Parnaíba, poderá participar.

Tópicos: estudantes, fase, seplan