Estudantes da Rede Pública viralizam nas redes sociais com vídeos de engajamento para o Saeb

19/10/2023 10h48


Fonte Governo do Piauí

A criatividade dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino tomou conta das redes sociais durante os últimos dias. São compartilhados vídeos do super-herói Super-Saeb, coreografias, paródias, jornais e trends do momento na internet. A atividade faz parte da Gincana Saeb, uma iniciativa organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a fim de mobilizar, engajar e motivar as escolas estaduais para a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que terão início no próximo dia 23 de outubro.

Na sexta-feira (20), as três escolas estaduais de cada Gerência Regional de Educação (GRE) que obtiveram o maior número de curtidas nos vídeos divulgados no Instagram serão premiadas durante a Cerimônia de Encerramento da Gincana Saeb, que ocorrerá a partir das 8h, no Gran Hotel Arrey, zona leste de Teresina.

A solenidade também marcará a entrega de medalhas da 1ª Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI). A programação terá encerramento com uma palestra motivacional da campeã olímpica em Pequim 2008, a judoca Sarah Menezes, e com um show de humor com Amauri Jucá.

No vídeo divulgado do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Antônio Tarciso e Silva, por exemplo, os estudantes construíram um enredo com o super-herói Super-Saeb e suas ajudantes, que incentivam todos os demais para a realização das provas. Quando a vilã da desmotivação chega, os heróis entram em ação para passar confiança e entusiasmo aos estudantes.

O estudante José Carlos Lopes Resende, da 3ª série do Ensino Médio, protagonizou o herói Super-Saeb. “O vídeo foi uma forma divertida que encontramos de mobilizar a escola para a prova do Saeb. A gente sabe que, na verdade, todos podem ser heróis e heroínas por meio da educação”, disse.
Imagem: DivulgaçãoAs três escolas estaduais de cada Gerência Regional de Educação (GRE) que obtiveram o maior número de curtidas nos vídeos divulgados no Instagram serão premiadas.(Imagem:Divulgação)As três escolas estaduais de cada Gerência Regional de Educação (GRE) que obtiveram o maior número de curtidas nos vídeos divulgados no Instagram serão premiadas.

O Ceti Professor Antônio Tarciso e Silva fará a aplicação da prova Saeb no próximo dia 25, às 8h. A diretora do centro educacional conta que a escola teve um excelente engajamento por meio das revisões de conteúdos, aulas, aplicação de simulados, bem como de atividades como escolha da Garota Saeb, dentre outras dinâmicas.

“Além de todo o planejamento da Seduc, vamos receber os estudantes no dia da prova com um café da manhã e entrega de mimos antes da realização da prova. Motivação não falta para esse momento”, disse a gestora Maria José Vianna.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o empenho da Seduc na realização de ações para alavancar a qualidade de Educação dos estudantes. “Estamos intensificando as nossas ações para que os nossos estudantes possam estar totalmente seguros para realizar as provas do Saeb. Com essa gincana eles têm a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e reforçar os seus conhecimentos de uma forma mais dinâmica e divertida. Apostamos que com todas essas ações, somadas à dedicação e foco dos nossos estudantes, grandes resultados serão alcançados”, finalizou o gestor.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: estudantes, provas, saeb