Estudantes da rede estadual visitam exposição "Nasce o Porto", em Luís Correia

17/12/2023 16h10


Fonte Governo do Piauí

 Os estudantes da rede estadual de ensino no Piauí, visitaram a exposição “Nasce o Porto”, uma linha do tempo que retrata a história da construção do Porto Piauí, em Luís Correia, por meio de espaços interativos, experiências sensoriais, exposições, fotos exclusivas, palestras, cinema, games e produtos artesanais.

A exposição foi montada numa área de 300 metros quadrados na entrada do Porto. Ao percorrer a exposição, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar uma linha do tempo que remonta os primeiros estudos do terminal, ainda no período imperial. O marco histórico, as inovações e os desafios enfrentados ao longo do tempo, oferecem uma visão abrangente da evolução do Terminal Portuário Porto Piauí.

O estudante Felipe Gomes, da Unidade Escolar Manoel Rodrigues Vieira, conta que a exposição permitiu conhecer o impacto e a relevância dessa obra para todo o Piauí. “Participar deste momento histórico nos enche de orgulho. A exposição mostra aos visitantes a importância dessa obra para o desenvolvimento do nosso estado. Tem imagens, entrevistas e cenas que fazem a gente se sentir mais perto da história. Foi uma experiência muito interessante, pois percebemos que o Porto Piauí foi um sonho que envolveu muita gente”, comentou o aluno.

Mais de 1.600 estudantes participaram, junto com o governador Rafael Fonteles, o secretário da Educação Washington Bandeira e demais autoridades, da solenidade de inauguração da primeira etapa do Porto Piauí, uma das obras mais importantes e aguardadas da história do estado realizada, na última quarta-feira (13).

A mobilização envolveu estudantes das escolas de Parnaíba e Luís Correia, da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), e também de outros municípios, como Piracuruca, Piripiri, Batalha, Campo Maior, Teresina, Valença e Oeiras.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, afirmou que a Seduc será uma aliada importante no funcionamento do Terminal Pesqueiro por meio da implementação da Escola do Mar, que irá funcionar na Unidade Escolar Augusto Veloso, em Luís Correia.

“A partir do próximo ano, a Escola do Mar vai contar com laboratórios que simulam as práticas náuticas, a navegação e o processamento do pescado. Teremos formação e qualificação dos nossos jovens para todas essas atividades”, explicou o secretário.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao