Estudantes da rede estadual são beneficiados com acesso a passaporte cultural do Piauí Pop

06/07/2023 09h17


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoEstudantes da rede estadual são beneficiados com acesso a passaporte cultural do Piauí Pop.(Imagem:Divulgação)Estudantes da rede estadual são beneficiados com acesso a passaporte cultural do Piauí Pop.

Os estudantes da rede pública estadual da Educação foram beneficiados com uma oportunidade única de acesso à produção de equipamentos culturais. O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), firmou parceria com o festival Piauí Pop 2023 para garantir o acesso do público estudantil ao evento.

A parceria beneficiará 1.100 estudantes com acesso de três dias, além da participação nas atividades do espaço “Tem Futuro”, uma plataforma de educação que terá palestras, discussões e rodas de conversa para receber empreendedores e toda a comunidade. O “Tem Futuro” ocorre no prédio da Fiepi e pretende despertar nos jovens o empreendedorismo por meio de novas ideias, novas tendências e novos formatos. Serão 15 horas de imersão dedicadas a inspirar formas criativas e inovadoras de traçar novos futuros.

Além disso, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver sua criatividade, bem como serão incentivados a argumentar sobre questões sociais promovidas durante o festival, como destaca o secretário da Educação, Washington Bandeira. “Este intercâmbio entre a cultura e a educação, na qual os estudantes participam do festival é importante por proporcionar experiências únicas, bem como ampliar o repertório cultural, que é uma competência que precisa ser trabalhada para os estudantes que farão os vestibulares. Diante das temáticas exploradas no festival como a tecnologia, sustentabilidade, economia criativa e responsabilidade, os estudantes também são estimulados a criar um olhar mais crítico e a promover senso de coletividade maior”, pontuou o secretário.
Imagem: DivulgaçãoPara acesso ao festival os estudantes deverão portar as autorizações nominais assinadas pelos pais e/ou responsáveis.(Imagem:Divulgação)Para acesso ao festival os estudantes deverão portar as autorizações nominais assinadas pelos pais e/ou responsáveis.

Maycon Natannael, estudante da 3ª série do ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado, conta que a expectativa é grande para participar do evento. “Com certeza, vamos aprender coisas novas, desenvolver cultura e cidadania. Vou viver o que meus pais sempre me contaram, pois eles viveram o Piauí Pop e agora é a nossa vez”, disse.

Segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea/Supen) da Seduc, Maria José Mendes Neta, a parceria com o festival tem o potencial de incorporar a cultura no processo de ensino-aprendizagem. “O fomento à cultura faz parte da política da Secretaria da Educação, pois entende-se que a garantia de acesso a estes equipamentos culturais, como o festival, é um elemento importante dentro do processo educacional e na formação de um indivíduo crítico. A inclusão da cultura no currículo escolar oferece iguais oportunidades de ensino para todos os alunos”, comentou. Para acesso ao festival os estudantes deverão portar as autorizações nominais assinadas pelos pais e/ou responsáveis.


Tópicos: cultura, ensino, estudantes