Estudantes da rede estadual representam o Piauí na Mostra Brasileira de Foguetes

03/10/2023 16h55


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAs equipes participantes contam com o apoio e incentivo da Coordenação de Olimpíadas da Seduc, que tem auxiliado os jovens na preparação para a competição.(Imagem:Divulgação)As equipes participantes contam com o apoio e incentivo da Coordenação de Olimpíadas da Seduc, que tem auxiliado os jovens na preparação para a competição.

Os estudantes da Rede Pública Estadual estão participando da etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que acontece entre os dias 2 e 5 de outubro, no município de Barra do Piraí, situado no estado do Rio de Janeiro. A participação dos alunos representa uma oportunidade para a aquisição de conhecimentos práticos no âmbito da ciência espacial, da tecnologia e da engenharia.

A comitiva estadual que participa do evento é composta por um total de 24 pessoas, sendo 18 alunos e 3 professores. As instituições educacionais convocadas para representar o estado na etapa nacional da MOBGOF incluem o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado, o CETI João Henrique Almeida Sousa e o CETI Julia Nunes, de Teresina. Além disso, a Unidade Escolar Darcy Ribeiro, situada no município de Bom Princípio, na região norte do Estado, bem como a cidade de Piripiri, representada pela Unidade Escolar José Narciso da Rocha Filho, também integram a delegação.

Com a MOBGOF os alunos constroem e efetuam o lançamento de seus próprios artefatos de propulsão aeroespacial, aplicando de forma concreta conceitos inerentes às disciplinas de Física, Matemática e Engenharia. Adicionalmente, podem competir com outras equipes, estabelecer interações com profissionais especializados na área e ampliar significativamente seu acervo de conhecimentos relativos ao espaço e à astronáutica.

As equipes participantes contam com o apoio e incentivo da Coordenação de Olimpíadas da Seduc, que tem auxiliado os jovens na preparação para a competição. Os estudantes nutrem a expectativa de conquistar um expressivo número de medalhas, contribuindo assim para enaltecer ainda mais o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no âmbito das Olimpíadas Científicas, e as escolas da rede pública de ensino estadual.

Para o estudante da 3ª série do Ensino Médio do CETI Professor Pinheiro, Maycon Natannael Moraes, a expectativa de alcançar um bom desempenho é grande. “Estou muito feliz de poder representar o estado do Piauí na 46ª Jornada de Foguetes e a minha expectativa para essa competição é conseguir levar a medalha de ouro para o nosso estado”, disse o adolescente.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da competição para o aprendizado e incentivo do trabalho em equipe. "Nessa competição, os nossos estudantes adquirem conhecimentos de diversas disciplinas de forma lúdica. É isso que temos fortalecido na nossa gestão, o fortalecimento das aprendizagens dos nossos estudantes por meio de competições que são muito saudáveis para a formação cidadã, socioemocional e pedagógica dos nossos jovens”, declarou o secretário.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, estudantes, alunos