Estudantes da rede estadual iniciam imersão tecnológica e cultural na Coreia do Sul
13/09/2025 09h47Fonte Governo do PiauÃ
Mais vinte estudantes e quatro professores da rede estadual do Piauí iniciaram esta semana intercâmbio educacional conquistado como prêmio do Seduckathon 2025, maratona de tecnologia promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI).A delegação embarcou para Seul, capital da Coreia do Sul, onde viverá 30 dias de imersão acadêmica e cultural na Korea Vocational College of Information and Technology (Korea IT), uma das instituições mais renomadas do país na área de tecnologia.
Imagem: Ascom Seduc

As equipes participantes são formadas por estudantes dos Cetis Liceu Parnaibano (Parnaíba), José Narciso da Rocha Filho (Piripiri), Professora Angelina Mendes Braga (Pedro II) e Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso (Valença-PI).
A primeira semana de atividades começou com uma recepção calorosa na Korea IT, que incluiu apresentações culturais e dinâmicas para “quebrar o gelo”, como o Jegichagi, um jogo tradicional coreano semelhante a embaixadinhas. O desafio de fazer três toques com um objeto feito de moedas e papel garantiu muita diversão e risadas entre os brasileiros e os anfitriões.
Imagem: Ascom Seduc

Em seguida os alunos mergulharam em aulas de programação em Python, machine learning e desenvolvimento de projetos. As dinâmicas em sala de aula estão sendo conduzidas pelo professor Avinash Kumar, que aposta em uma metodologia participativa, chamando alunos e professores para apresentarem seus códigos e explicarem seu raciocínio.
“Esses estudantes vieram do Brasil para a Coreia tanto para aprender programação em Python como também para viver o intercâmbio cultural. Eles são brilhantes. Eu os desafio bastante, mas isso é ótimo para o futuro deles, porque são os blocos de construção do Brasil”, destacou o professor.
A estudante do Liceu Parnaibano, Ana Beatriz Freitas, ressaltou como essa abordagem tem sido transformadora. “No terceiro dia de aula, saímos do básico de Python para iniciarmos conteúdos de inteligência artificial e atividades que desenvolvem nosso raciocínio lógico em pequenos projetos. A gente precisa explicar em português para a turma o que estamos fazendo, o que desenvolve ainda mais a nossa oratória e confiança”, explicou.
Imagem: Ascom Seduc

Para Camila Santiago, aluna do Ceti Professora Angelina Mendes Braga, em Pedro II, a base técnica conquistada tem sido fundamental para o aprendizado. “As aulas estão sendo uma imersão completa. Reforçamos os conteúdos que já conhecíamos, mas também estamos aprofundando novos conceitos. Essa vivência está ampliando muito nossa visão.”
A Korea IT, fundada em 1998, foi a primeira faculdade coreana especializada em Tecnologia da Informação e é reconhecida nacionalmente pela formação de profissionais que ocupam cargos estratégicos no setor de TI do país.
Roteiro cultural e histórico
Além do aprendizado técnico, a programação do intercâmbio também inclui uma imersão na rica cultura coreana. Os estudantes já fizeram um passeio pelo Rio Han, provaram a comida coreana e têm na agenda visitas a parques, palácios históricos, mercados tradicionais e museus.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que o Seduckathon mostra para os alunos da rede pública estadual que é possível, com dedicação e educação, romper barreiras e realizar sonhos.
“Estamos com um grupo de estudantes na Coreia do Sul e outro na Alemanha e um grupo que retornou de Portugal. Ainda haverá os embarques das equipes que vão para os Estados Unidos, China e Singapura. O Seduckathon é transformador e amplia horizontes para milhares de jovens piauienses”, destaca o gestor.
Imagem: Ascom Seduc

Ele reforçou ainda o impacto social da iniciativa. “Queremos que esses jovens voltem não apenas com conhecimento técnico, mas com uma visão de mundo ampliada, preparados para liderar mudanças em suas comunidades”, completou Bandeira.
O Seduckathon integra o programa de intercâmbio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc, que busca premiar talentos, ampliar horizontes e conectar a educação piauiense ao cenário internacional da ciência e tecnologia. Nesta edição, 130 estudantes e 26 professores da rede estadual irão para experiências educacionais em seis países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Singapura e Coreia do Sul. Este ano, 9 mil estudantes participaram com projetos e os melhores foram selecionados para representar o Piauí no exterior.
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao